Determinação dos Parâmetros de Desalinhamento Angular Usando uma Abordagem Ponto-a-Plano com Apoio de Campo Derivado de Nuvem LiDAR

Palavras-chave: Orientação Direta de Imagens, Abordagem Ponto-a-Plano, Parâmetros de Montagem do Sistema

Resumo

A orientação direta de imagens é uma tarefa essencial para a extração de produtos fotogramétricos com alto grau de confiabilidade. Contudo, para se obter produtos cartográficos com acurácia e precisão posicional desejados é necessário realizar a calibração completa do sistema de mapeamento que envolve a determinação dos parâmetros de orientação interior da câmera e a estimativa dos parâmetros de montagem do sistema. Os parâmetros de montagem são representados pelo braço do sistema, que corresponde ao deslocamento linear entre a origem do sistema referencial INS e o centro perspectivo da câmera, e os parâmetros de orientação relativa, que representam o desalinhamento angular entre o sistema referencial do INS e o sistema referencial fotogramétrico. Este artigo apresenta um método para estimativa dos parâmetros de desalinhamento angular do sistema usando uma abordagem ponto-a-plano e apoio de campo extraído de dados LiDAR. O método proposto foi testado em um sub-bloco composto de seis imagens aéreas, sendo três na direção nordeste, e três na direção sudoeste. Os resultados obtidos mostraram que a abordagem desenvolvida estima, efetivamente, os parâmetros de desalinhamento angular propiciando acurácia posicional na determinação de pontos no espaço objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-22
Como Citar
PEDROSA, J. R.; SANTOS, D. R. DOS. Determinação dos Parâmetros de Desalinhamento Angular Usando uma Abordagem Ponto-a-Plano com Apoio de Campo Derivado de Nuvem LiDAR. Revista Brasileira de Cartografia, v. 72, n. 3, p. 460-473, 22 set. 2020.
Seção
Artigos Originais