Análise da distribuição espacial de indicadores sociais e demográficos: uma abordagem baseada em mineração de dados

Palavras-chave: censo demográfico, K-médias, Florestas aleatórias, Índice de Moran

Resumo

Os dados censitários levantados periodicamente permitem retratar o perfil da população em termos étnicos, sociais e econômicos. Com isso, é possível diagnosticar dimensões do desenvolvimento humano que demandam a atuação prioritária do poder público, assim como as similaridades e heterogeneidades entre as diferentes regiões do País. Este trabalho analisa a distribuição espacial em grupos de municípios brasileiros, classificados com base na similaridade de indicadores como a porcentagem de alfabetizados por faixa etária, composição ética e os componentes do índice de desenvolvimento humano municipal – IDHM. Além de comparar a dependência espacial dentro de cada grupo com a dependência espacial observada em todos os municípios, foram extraídos modelos baseados em árvores de decisão para indicar as regras de formação de cada grupo. Os resultados explicitam a dependência espacial existente em alguns indicadores levantados pelo censo demográfico pelo aumento do índice I de Moran nos grupos quando comparados com o conjunto original. A metodologia proposta pode ser adaptada para outras aplicações especializadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Prudencio, Seção de Ensino de Engenharia Cartográfica - Instituto Militar de Engenharia

Aluno de Graduação do Curso de Engenharia Cartográfica do IME

Bryan Maia , Seção de Ensino de Engenharia Cartográfica - Instituto Militar de Engenharia

Aluno de Graduação do Curso de Engenharia Cartográfica - IME

Ivanildo Barbosa, Seção de Ensino de Engenharia Cartográfica - Instituto Militar de Engenharia

Engenheiro Cartógrafo - IME, 2001; Mestre em Engenharia Cartográfica - IME, 2006; Doutor em Informática - PUC, 2015; Professor da Seção de Ensino de Engenharia Cartográfica do IME

Publicado
2020-03-30
Como Citar
SILVANO, T. P.; CORREA, B. M.; BARBOSA, I. Análise da distribuição espacial de indicadores sociais e demográficos: uma abordagem baseada em mineração de dados . Revista Brasileira de Cartografia, v. 72, n. 1, p. 67-80, 30 mar. 2020.
Seção
Artigos Originais