Avaliação Qualitativa e Quantitativa da Ferramenta de Pré-seleção Sort para Dados Monofeixe e Multifeixe

  • Felipe Catão Mesquita Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Italo Oliveira Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Laura Coelho de Andrade Universidade Federal de Viçosa
  • Victória Gibrim Teixeira Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Cálculo de Volume, Processamento de Dados Multifeixe, Levantamentos Batimétricos, Processamento de Dados Monofeixe

Resumo

Os Levantamentos Hidrográficos (LH) tratam do conjunto de atividades executadas com a finalidade de obtenção de dados do fundo e áreas adjacentes dos oceanos, lagos, rios, portos e outros corpos d’água. Os dados resultantes das sondagens são usados para a modelagem da superfície batimétrica, que por sua vez, permite uma melhor gestão dos recursos hídricos. O presente estudo avaliou a potencialidade da ferramenta Sort para a pré-seleção de dados monofeixe e multifeixe, variando raios de busca na seleção da menor profundidade. Posteriormente foram realizadas análises quantitativas utilizando diferentes softwares e qualitativas, através de modelos digitais, acerca do efeito causado com o crescimento do raio de busca adotado para a pré-seleção. Desta forma, evidenciou-se que o aumento do raio surte efeito tanto para os dados monofeixe, quanto para multifeixe, variando a área e o volume dos respectivos locais de maneira notória, demonstrando assim a importância de se verificar o tamanho do raio antes da realização da pré-seleção dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-13
Como Citar
SANTOS, F. C. M.; FERREIRA, I. O.; ANDRADE, L. C. DE; TEIXEIRA, V. G. Avaliação Qualitativa e Quantitativa da Ferramenta de Pré-seleção Sort para Dados Monofeixe e Multifeixe. Revista Brasileira de Cartografia, v. 71, n. 4, p. 1064-1088, 13 dez. 2019.
Seção
Artigos Originais