Análise da Influência do Valor de Densidade na Estimativa do Modelo Geoidal Local para o Distrito Federal, Brasil

Palavras-chave: Densidade, Gravidade, Litologia, Modelo geoidal

Resumo

O modelo geoidal é parte fundamental na transformação entre as altitudes geométricas e ortométricas, e ganhou mais importância com a popularização de técnicas de posicionamento por GNSS. No entanto, para simplificar, verifica-se que um valor de densidade médio da crosta ainda vem sendo aplicado nos procedimentos de cálculo. Por este motivo, este trabalho buscou analisar a influência do valor de densidade adotado na estimativa de um modelo geoidal. Para isto foram estimados valores fixo e variáveis de densidade para a área de estudos, por meio de dados gravimétricos e de litologia. Estes valores foram utilizados no cálculo de variáveis associadas aos valores de densidade e foram comparados e analisados do ponto de vista estatístico. Como resultado, foi possível verificar pequenas diferenças ao utilizar diferentes valores de densidade. Foi, também, possível identificar diferenças significativas, estatisticamente, em alguns dos resultados alcançados. Por consequência, foi possível sugerir que o uso de valores de densidade variável pode proporcionar maior rigor ao desenvolvimento de modelos geoidais de maneira geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuliano Marotta, Universidade de Brasília

Professor no Instituto de Geociências e Doutor em Geociências (área de concentração Geofísica Aplicada) - Universidade de Brasília - UNB. Mestre em Engenharia Civil (área de concentração Informações Espaciais) e graduado em Engenharia de Agrimensura - Universidade Federal de Viçosa - UFV. Especialista em Gerenciamento de Projetos - Fundação Getúlio Vargas - FGV. Tem experiência na área de Geociências com ênfase em Geodésia e Geofísica.

Publicado
2019-12-13
Como Citar
MAROTTA, G.; ALMEIDA, Y.; CHUERUBIM, M. L. Análise da Influência do Valor de Densidade na Estimativa do Modelo Geoidal Local para o Distrito Federal, Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, v. 71, n. 4, p. 1089-1113, 13 dez. 2019.
Seção
Artigos Originais