Análise Espacial Aplicada ao Estabelecimento de Novos Varejos Alimentícios na Cidade de Maringá/PR: Estudo de Caso de Geomarketing

  • Rodrigo Blaudt Lima da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Otávio Cristiano Montanher Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Geomarketing, Krigagem, AHP

Resumo

A crescente competitividade de mercado e a popularização dos Sistemas de Informação Geográfica têm levado a uma necessidade de integração de dados e metodologias para geração de análises espaciais robustas. Este trabalho objetiva apresentar um estudo de caso que busca mapear regiões potenciais para a instalação de varejos alimentícios no município de Maringá-PR. A partir de um conjunto de dados viários, locacionais e sociodemográficos gratuitos, foi gerado um mapa síntese através do método AHP em ambiente SIG, subsidiado por métodos de interpolação como krigagem ordinária e regressão polinomial. Em comparação com estudos de caráter qualitativo, o resultado da aplicação desta metodologia permitiu uma integração objetiva de diversas variáveis em um mapa síntese. O potencial de instalação de varejos alimentícios se concentrou no centro da cidade, outras duas manchas com alto potencial de instalação foram identificadas, uma no setor leste da cidade e a outra à noroeste. Ressalta-se que o mapeamento de síntese apresenta a variação espacial do potencial para instalação de novos varejos alimentícios, sem a especificação de qual tipo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-13
Como Citar
SILVA, R. B. L. DA; MONTANHER, O. C. Análise Espacial Aplicada ao Estabelecimento de Novos Varejos Alimentícios na Cidade de Maringá/PR: Estudo de Caso de Geomarketing. Revista Brasileira de Cartografia, v. 71, n. 4, p. 1135-1155, 13 dez. 2019.
Seção
Artigos Originais