As pesquisas sobre o Uso dos Mapas com foco nas Tarefas de Leitura, Uso e Produção de Geoinformação

Palavras-chave: Uso de mapas, Tarefas de Leitura e Mapas, Tarefas de Uso e Geração de Geoinformação, Comunicação Cartográfica

Resumo

Neste artigo fez-se uma revisão conceitual e epistemológica acerca das pesquisas sobre o uso dos mapas, com foco nas tarefas de leitura de mapas. Nesse sentido, buscou-se discutir as conexões teóricas necessárias à fundação desta temática enquanto um campo de pesquisa da Cartografia. Com efeito, demonstrou-se a importância desta linha de pesquisa para o estabelecimento da Cartografia enquanto uma ciência. Para tanto, esta revisão ancorou-se na perspectiva funcional do estudo das “Tarefas de Leitura de Mapas” (TLMs), pois foram tais elementos que permitiram que os pesquisadores em Cartografia estudassem a maneira como os mapas eram usados, afim de melhorar o processo de comunicação. Com esta conexão, foi possível explicar o desenvolvimento epistemológico e conceitual da Cartografia, estabelecendo-se uma cronologia adequada ao entendimento dos conceitos fundamentais das pesquisas sobre o uso dos mapas. Abordou-se, ainda, as mudanças nessa linha de pesquisa, ocasionadas pela evolução tecnológica ocorrida nas duas últimas décadas. Propõe-se no final desta revisão uma expressão mais condizente com o contexto tecnológico atual - “tarefas de uso e geração de geoinformação” - como termo complementar ao antigo modo de interagir com mapas, delimitado pela expressão “tarefas de leitura de mapas”.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-06-27
Como Citar
BRAVO, J. V. M.; SLUTER, C. R. As pesquisas sobre o Uso dos Mapas com foco nas Tarefas de Leitura, Uso e Produção de Geoinformação. Revista Brasileira de Cartografia, v. 71, n. 2, p. 542-569, 27 jun. 2019.
Seção
Artigos de Revisão