Camil Gemael: uma vida dedicada à Geodésia

Luis Augusto Koenig Veiga, Carlos Aurélio Nadal, Pedro Luis Faggion, Romualdo Wandresen, Silvio Rogério Correia de Freitas, Eliane Maria Stroparo

Resumo


É difícil estabelecer exatamente quando se inicia a história da Geodésia Brasileira, mas é certo afirmar que os primeiros trabalhos de posicionamento foram realizados à época do descobrimento. A formação de profissionais nesta área no país começa com a criação da Academia Real Militar no inicio do século XIX, onde eram ministradas disciplinas que capacitavam os engenheiros à época a realizar trabalhos relacionados a Geodésia. A formação  de mestres e doutores nesta área veio com a criação na década de 1970 do  Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo Professor Camil Gemael, o qual viria a ser um divisor de águas na história da Geodésia nacional, dedicando  sua  carreira à pesquisa e ao ensino das Ciências Geodésicas. Neste artigo apresenta-se de forma resumida a vida e as importantes contribuições deste que se tornou um dos maiores geodesistas brasileiros.

Palavras-chave


Camil Gemael; História, Geodésia

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1808-0936 | Periódico indexado à seguintes bases de dados: Periódicos CAPES, Google Scholar, WorldCat, DOAJ, Latindex | Índice h5=7, mediana h5=9 (Google Scholar)