Análise da qualidade geométrica interna de uma poligonal enquadrada utilizando o modelo de ajustamento paramétrico injuncionado e o ajustamento livre

Renan de Brito Carvalho, Paulo Leoncio da Silva de Melo, João Gonçalves Bahia, Luiz Guimarães Barbosa

Resumo


Os levantamentos topográficos tem por finalidade a obtenção da posição de pontos de interesse sobre a superfície terrestre, através de um sistema de referência. Atualmente, quando se utiliza o método da poligonação usa-se como sistema de referência pontos de apoio obtidos por GNSS. Logo, a qualidade posicional dos pontos de apoio influencia diretamente a qualidade das coordenadas da poligonal. Objetivou-se com esse trabalho a realização de uma comparação entre o modelo paramétrico injuncionado e o modelo paramétrico não injuncionado ou ajustamento livre, este último modelo foi seguido da transformação de Helmert. Em ambos os modelos utilizou-se pontos de apoio com diferentes precisões. Realizou-se uma poligonal enquadrada seguindo especificações da NBR13133 para eliminar ou diminuir os erros sistemáticos das observações, bem como: um levantamento geodésico dos pontos de apoio; a construção das rotinas de processamento e os ajustamentos das observações para obtenção dos resultados. No ajustamento livre obteve-se um resultado melhor do que no ajustamento paramétrico injuncionado, quando utilizado pontos de apoio com baixa precisão. Como o modelo paramétrico injuncionado é totalmente dependente da qualidade das injunções, as condições desfavoráveis para a coleta de observações GNSS, como: mata densa; multicaminhamento, distâncias das estações da RBMC, entre outros, influenciam diretamente na qualidade posicional da poligonal utilizada, podendo esta não atingir a precisão requerida. Sendo assim, a aplicação do modelo de ajustamento livre é uma alternativa para realizar o ajustamento quando os pontos de apoio não possuírem uma boa qualidade.

Palavras-chave


Ajustamento Livre; Modelo Paramétrico Injuncionado; Poligonal Enquadrada

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1808-0936 | Periódico indexado à seguintes bases de dados: Periódicos CAPES, Google Scholar, WorldCat, DOAJ, Latindex | Índice h5=7, mediana h5=9 (Google Scholar)