MODELAGEM DINÂMICA PARA O USO COBERTURA DO SOLO NA MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO DE MARAGOGIPE - BA

  • Alerson Falieri Suarez Universidade Federal de Pernambuco - PPGCGTG - UFPE
  • Ana Lúcia Bezerra Candeias Universidade Federal de Pernambuco - DECART/ UFPE

Resumo

Este trabalho fornece diretrizes metodológicas para simulação de dinâmica do desmatamento no uso e cobertura do solo da Mata Atlântica. Foi realizado experimento de modelagem ambiental de mudanças de dinâmica no uso e cobertura do solo, na cidade de Maragogipe - BA (no Recôncavo Baiano), apoiado em uma série multitemporal de imagens de satélite de três décadas. As transições de uso do solo foram estimadas através do método probabilístico empírico dos "pesos de evidência" baseados no teorema da probabilidade condicional de Bayes. As probabilidades de mudança de uso e cobertura do solo obtidas alimentaram um modelo baseado em autômatos celulares, construído com base em algoritmos estocásticos. A mudança de uso e cobertura do solo, em nível local, estão fortemente associadas à proximidade das manchar urbanas e proximidade à desmatamentos pré-existentes, áreas com declividade próximas e superior a quarenta e cinco por centro tem efeito de repelir o desmatamento. Após a conclusão para sucessivos ciclos de tempo ao longo das séries multitemporais, foi realizada simulação de prognóstico, para o ano de 2008, de um cenário estacionário (business as usual) de tendência de transição. O resultado da simulação foi validado espacialmente em função de um procedimento estatístico através de uma função de decaimento exponencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alerson Falieri Suarez, Universidade Federal de Pernambuco - PPGCGTG - UFPE
Possui graduação em Geografia e Meio Ambiente (Bacharelado) pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003), graduação em Geografia e Meio Ambiente (Licenciatura) pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003) e mestrado em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Tem experiência na área das Geociências, com ênfase em Cartografia; Tecnologias da Geoinformação; Modelagem Ambiental; Acurácia e Precisão Cartográfica e Temática; Aquisição e Levantamento de Dados Espaciais.
Ana Lúcia Bezerra Candeias, Universidade Federal de Pernambuco - DECART/ UFPE
possui graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1992) e doutorado em Computação Aplicada com ênfase em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1997). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Imagens (Processamento Gráfico - Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de imagens, sensoriamento remoto, geoprocessamento, cartografia, e realidade virtual.
Publicado
2014-11-03
Como Citar
SUAREZ, A. F.; CANDEIAS, A. L. B. MODELAGEM DINÂMICA PARA O USO COBERTURA DO SOLO NA MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO DE MARAGOGIPE - BA. Revista Brasileira de Cartografia, v. 66, n. 5, 3 nov. 2014.
Seção
Artigos