Tecnologias utilizadas na produção de mapas: novas perspectivas didáticas no Ensino Fundamental II
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o uso da Cartografia Digital, do Sensoriamento Remoto e dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) como instrumentos de ensino de Geografia em classes do 6º ao 9º ano. Adotou-se a metodologia Pesquisa-Ação Pedagógica (PAPe) como caminho para o docente pensar e refletir sobre suas práticas no ensino de Cartografia. Como parte da pesquisa de doutorado junto à UNESP - Rio Claro, realizamos o curso GEOPEES (Geotecnologias como instrumentos para pensar o espaço geográfico) como formação continuada para professores de Geografia da rede municipal de São Gonçalo/RJ que atuam no Ensino Fundamental II. Os resultados mostraram possibilidades para a utilização das geotecnologias em ações nas aulas de Geografia como materiais didáticos para ampliar e desenvolver um olhar geográfico dos educandos sobre suas espacialidades.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").