Tecnologias utilizadas na produção de mapas: novas perspectivas didáticas no Ensino Fundamental II

  • Iomara Barros de Souza
  • Maria Isabel Castreghini de Freitas
Palavras-chave: Geotecnologias, Ensino de Cartografia, Prática docente

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o uso da Cartografia Digital, do Sensoriamento Remoto e dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) como instrumentos de ensino de Geografia em classes do 6º ao 9º ano. Adotou-se a metodologia Pesquisa-Ação Pedagógica (PAPe) como caminho para o docente pensar e refletir sobre suas práticas no ensino de Cartografia. Como parte da pesquisa de doutorado junto à UNESP - Rio Claro, realizamos o curso GEOPEES (Geotecnologias como instrumentos para pensar o espaço geográfico) como formação continuada para professores de Geografia da rede municipal de São Gonçalo/RJ que atuam no Ensino Fundamental II. Os resultados mostraram possibilidades para a utilização das geotecnologias em ações nas aulas de Geografia como materiais didáticos para ampliar e desenvolver um olhar geográfico dos educandos sobre suas espacialidades.

Publicado
2018-12-31
Seção
Edição Especial "Congresso Brasileiro de Cartografia"