USO INTEGRADO DO MODELO SHALSTAB E ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS AOS ESCORREGAMENTOS DE TERRA NA BACIA DO RIBEIRÃO SÃO BARTOLOMEU, VIÇOSA - MG

  • Darlan Miranda Nunes Universidade Federal de Viçosa - UFV Avenida P. H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, 36570-000, Viçosa - MG, Brasil
  • Clívia Dias Coelho Universidade Federal de Viçosa - UFV Avenida P. H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, 36570-000, Viçosa - MG, Brasil
  • Aline Bezerra de Sousa Universidade Federal do Cariri - UFCA Av. Ten. R. Rocha, s/n, Cidade Universitária, 63000-000, Juazeiro do Norte - CE, Brasil
  • Maria Lúcia Calijuri Universidade Federal de Viçosa - UFV Avenida P. H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, 36570-000, Viçosa - MG, Brasil
  • Afonso de Paula dos Santos Universidade Federal de Viçosa - UFV Avenida P. H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, 36570-000, Viçosa - MG, Brasil

Resumo

O acelerado processo de urbanização aliado à carência de políticas públicas direcionadas a um planejamento eï¬ciente tem propiciado a ocupação de áreas geotecnicamente instáveis, contribuindo para a ocorrência de desastres naturais, tais como os escorregamentos de terra, que afetam direta ou indiretamente a população situada no entorno das áreas de risco. O presente trabalho tem como objetivo utilizar o potencial dos Sistemas de Informação Geográï¬ca (SIG) para o mapeamento de áreas susceptíveis aos escorregamentos de terra utilizando o modelo determinístico Shallow Slope Stability Model (SHALSTAB) integrado com a Análise Multicritério (MCE) na Bacia do Ribeirão São Bartolomeu, localizada no município de Viçosa, estado de Minas Gerais, Brasil. A metodologia adotada no desenvolvimento deste trabalho, combina os resultados obtidos aplicando o modelo SHALSTAB para cada tipo de solo predominante na bacia (Latossolo, Cambissolo e Argissolo) como um dos fatores condicionantes aos escorregamentos, ponderado juntamente com os fatores uso e ocupação da terra, distância de vias e forma de vertentes na MCE. Utilizando-se a técnica de comparação pelos pares AHP, gerou-se um conjunto de pesos relativos para cada um dos fatores, posteriormente agregados nos procedimentos de Combinação Linear Ponderada (WLC) e Média Ponderada Ordenada (OWA). Foram realizados três cenários OWA com baixo, médio e alto risco, todos com alta compensação. Tomando pontos de ocorrência de escorregamentos notiï¬cados a Defesa Civil do município de Viçosa, veriï¬cou-se que o melhor cenário foi aquele de baixo risco e alta compensação (risco: 0,63 e compensação: 80%), pois maiores quantidades destes pontos de ocorrência coincidiram com as áreas de alta e muito alta instabilidade, obtidas integrando o modelo SHALSTAB e MCE, diferentemente da aplicação do modelo SHALSTAB individual. Observou-se também que as classes de média, alta e muito alta instabilidade se localizam próximas ou em áreas urbanas e nos solos do tipo Latossolo. Com os resultados obtidos neste trabalho, foi possível demonstrar que a integração entre o modelo SHALSTAB e MCE possibilita mapear áreas susceptíveis aos escorregamentos de terra de maneira mais coerente com a realidade, pois permite levar em consideração fatores naturais em conjunto com as ações antrópicas, ambos diretamente relacionadas à ocorrência dos escorregamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlan Miranda Nunes, Universidade Federal de Viçosa - UFV Avenida P. H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, 36570-000, Viçosa - MG, Brasil
1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - Informações Espaciais
Clívia Dias Coelho, Universidade Federal de Viçosa - UFV Avenida P. H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, 36570-000, Viçosa - MG, Brasil
2 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola - Recursos Hídricos e Ambientais
Aline Bezerra de Sousa, Universidade Federal do Cariri - UFCA Av. Ten. R. Rocha, s/n, Cidade Universitária, 63000-000, Juazeiro do Norte - CE, Brasil
3 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER)
Maria Lúcia Calijuri, Universidade Federal de Viçosa - UFV Avenida P. H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, 36570-000, Viçosa - MG, Brasil
1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil 4 Departamento de Engenharia Civil
Afonso de Paula dos Santos, Universidade Federal de Viçosa - UFV Avenida P. H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, 36570-000, Viçosa - MG, Brasil
1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil 4 Departamento de Engenharia Civil
Publicado
2016-10-23
Como Citar
NUNES, D. M.; COELHO, C. D.; DE SOUSA, A. B.; CALIJURI, M. L.; DOS SANTOS, A. DE P. USO INTEGRADO DO MODELO SHALSTAB E ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS AOS ESCORREGAMENTOS DE TERRA NA BACIA DO RIBEIRÃO SÃO BARTOLOMEU, VIÇOSA - MG. Revista Brasileira de Cartografia, v. 68, n. 9, 23 out. 2016.