MAPEAMENTO DAS ANOMALIAS DA GRAVIDADE PARA AVALIAR A VARIAÇÃO DA DENSIDADE DE CONCRETO COMPACTADO COM ROLO: ESTUDO DE CASO USINA HIDRELÉTRICA (UHE) DE MAUÁ, ESTADO DO PARANÁ

Conteúdo do artigo principal

Miguel Ribeiro Muguio
Pedro Luís Faggion
Francisco José Fonseca Ferreira
Wander Da Cruz

Resumo

Este artigo apresenta o mapeamento das anomalias da gravidade sobre a barragem de Concreto Compactado com Rolo (CCR) da Usina Hidrelétrica de Mauá, buscando averiguar variações na densidade do concreto decorrentes de eventual saturação. Anomalias residuais positivas são relacionadas à densidade do CCR menos saturado, que varia entre 2,3 a 2,6 g/cm3. O vertedouro ï¬cou bem caracterizado por anomalias residuais negativas. Comportamento semelhante foi observado na ombreira direita da barragem, o qual foi interpretado como reflexo da saturação do concreto convencional utilizado no fechamento do canal de adução. De um modo geral, as anomalias negativas se veriï¬cam com maior expressão em parte da ombreira direita (região NE) e no vertedouro (região central).

Downloads

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Como Citar

MUGUIO, Miguel Ribeiro; FAGGION, Pedro Luís; FERREIRA, Francisco José Fonseca; DA CRUZ, Wander. MAPEAMENTO DAS ANOMALIAS DA GRAVIDADE PARA AVALIAR A VARIAÇÃO DA DENSIDADE DE CONCRETO COMPACTADO COM ROLO: ESTUDO DE CASO USINA HIDRELÉTRICA (UHE) DE MAUÁ, ESTADO DO PARANÁ. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 7, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n7-43990. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43990. Acesso em: 28 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)