Cursinhos comunitários e o direito à educação

a história do cursinho pré-vestibular Colmeia

  • Josely Rimoli Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0002-3854-4551
  • Ana Carolina Spatti Universidade Estadual de Campinas
  • Matheus Leite de Campos Universidade Estadual de Campinas
  • Flavia Traldi de Lima Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Educação Superior, Cursinho Pré-Vestibular, Cidadania, Democracia

Resumo

O presente artigo propõe-se a refletir sobre a gênese dos cursinhos populares no Brasil, a contextualização dos indicadores sobre educação no município de Limeira e a história da criação do “Cursinho Pré-Vestibular Colmeia – jovens construindo seus projetos de futuro. Para isso, realizou-se um trabalho de revisão bibliográfica tomando como referencial a legislação brasileira e temas com ênfase ao direito à educação. Acrescem-se relatos de experiência acerca da atuação do Colmeia, cuja iniciativa se soma aos movimentos sociais de reinvindicação por justiça social, democracia e acesso ao Ensino Superior. Ressalta-se que a composição do presente artigo é bastante singular, uma vez que se dá a partir de um trabalho conjunto que envolve professores e ex-professores do Cursinho (que são graduandos ou pós-graduandos) e coordenadores do projeto (professores doutores da Universidade Estadual de Campinas). O Colmeia, ao trazer estudantes e professores a um lugar de fala comum, favorece o exercício do compartilhamento de diferentes saberes. Nessa proposta, o aprendizado não se torna objetivo apenas, mas processo de conhecimento e reconhecimento.

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Biografia do Autor

Josely Rimoli, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora da Universidade Estadual de Campinas, campus Limeira, São Paulo, Brasil; coordenadora executiva do programa de extensão “Colmeia – jovens construindo seus projetos de futuro”.

Ana Carolina Spatti, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; membro dos Grupos de Pesquisa Laboratório de Estudos do Setor Público (LESO); Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI) e Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (GEICT); professora no cursinho pré-vestibular Colmeia.

Matheus Leite de Campos, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Administração pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professor no Centro Universitário Herminio Ometto, São Paulo, Brasil.

Flavia Traldi de Lima, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora da Faculdade Anhanguera de Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Referências

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Publicado
2020-01-22
Como Citar
RIMOLI, J.; SPATTI, A. C.; CAMPOS, M. L. DE; LIMA, F. T. DE. Cursinhos comunitários e o direito à educação. Revista Em Extensão, v. 18, n. 2, p. 56-75, 22 jan. 2020.
Seção
Artigos Originais