A promoção de mostra científica para educandos de uma escola municipal de Barreirinhas, Maranhão

  • Breno Nunes Costa Instituto Federal do Maranhão
  • Bruno Nunes Costa Instituto Federal do Maranhão
  • Jucleide Castro Silva Gomes Instituto Federal do Maranhão
  • Luiz Roberto Costa Instituto Federal do Maranhão, Campus Barreirinhas
Palavras-chave: Mostra científica, Ensino Fundamental, Barreirinhas

Resumo

A promoção das ciências biológicas, por meio de mostras científicas, tem se apresentado como uma das principais estratégias pedagógicas utilizadas por escolas brasileiras e estrangeiras. O presente texto tem por objetivo apresentar a metodologia, resultados, discussão e considerações finais sobre a realização do projeto de extensão “Ciências para Todos”, desenvolvido a partir da realização da “I Mostra Científica da Unidade Integrada Francisco Pedro Monroe Conceição”. Optou-se por desenvolver um projeto de extensão no município de Barreirinhas (MA), tendo por público-alvo alunos dos anos finais do ensino fundamental (matutino) da referida escola da rede municipal de ensino. Os resultados se apresentaram de forma quantitativa e qualitativa, sendo provenientes das notas atribuídas para cada turma, grupo e aluno com suas apresentações, bem como participação, desenvolvimento, articulação e desempenho dos discentes durante a preparação e apresentação do evento. A ação de extensão realizada se mostrou pertinente e favorável para a comunidade educacional comtemplada, vez que houve, de forma muito clara, o despertamento do interesse e protagonismo do alunado alvo, haja vista o estabelecimento de vínculos autênticos entre aprendiz e aprendizado durante o procedimento de extensão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Nunes Costa, Instituto Federal do Maranhão

Graduando em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Maranhão, campus Barreirinhas, Brasil. 

Bruno Nunes Costa, Instituto Federal do Maranhão

Graduando em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Maranhão, campus Barreirinhas, Brasil.

Jucleide Castro Silva Gomes, Instituto Federal do Maranhão

Graduanda em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Maranhão, campus Barreirinhas, Brasil.

Luiz Roberto Costa, Instituto Federal do Maranhão, Campus Barreirinhas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professor do Instituto Federal do Maranhão, Campus Barreirinhas, Brasil.

Referências

BALLADARES, A. et al. Feira de ciências: difundindo ciência e tecnologia na Região do Pampa. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL – SEURS, 31., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116493. Acesso em: 15 mar. 2019.

CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. Teoria e prática em ciências na escola. São Paulo: FDT, 2010.

PEREIRA, A. B.; OAIGEN, E. R.; HENNIG, G. Feiras de ciências. Canoas: Ulbra, 2000.

QUEIROZ, G. R. et al. Construindo saberes da mediação na educação em museus de ciências: o caso dos mediadores do museu de astronomia e ciências afins. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 77-88, 2002.

SILVA, M. G. Universidade e sociedade: cenário da extensão universitária. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23., Caxambu, 2000. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/1101T.PDF. Acesso em 15 mar. 2019.

STREHER, I. T. ; STRIEDER, D. M. A contribuição do estudo dos fenômenos naturais na alfabetização científica. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2359-8.pdf. Acesso: 15 mar. 2019.

WANDERLEY, E. C. Feiras de ciências enquanto espaço pedagógico para aprendizagens múltiplas. 1999. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1999.

WEBER, F. S. D. As feiras de ciências escolares: um incentivo à pesquisa. Scientia cum Industria, Caxias do Sul, v. 4, n. 4, p. 188-190, 2017. Doi: 10.18226/23185279.v4iss4p188.

Publicado
2020-01-22
Como Citar
COSTA, B. N.; COSTA, B. N.; GOMES, J. C. S.; COSTA, L. R. A promoção de mostra científica para educandos de uma escola municipal de Barreirinhas, Maranhão. Em Extensão, v. 18, n. 2, p. 165-177, 22 jan. 2020.
Seção
Relatos de Experiência