Extensão universitária como compromisso social

contribuições da obra "Educação e Mudança"

  • Maria Laís dos Santos Leite Universidade Federal do Cariri
Palavras-chave: Sociedade, Universidade, Prática extensionista

Resumo

(Re)ler o livro Educação e Mudança em tempos de crise político-econômica em nosso país, em que vivenciamos uma perseguição às universidades públicas, com cortes de recursos, ataques aos seus fazeres, ao papel do(a) professor(a), é realimentar-se de resistência, compromisso social, inclusive com a defesa da democracia. A temática central deste livro é a mudança, um dos “temas geradores” da prática teórica de Paulo Freire. Na obra, ele reflete sobre a mudança de uma sociedade de oprimidos para uma sociedade de iguais e o papel da educação e da conscientização nesse processo de mudança. Educação e Mudança é composto por quatro capítulos: O compromisso profissional com a sociedade; A educação e o processo de mudança social; O papel do trabalhador social no processo de mudança e Alfabetização de adultos e conscientização. Este texto objetiva, pois, apresentar contribuições dessa obra freiriana para a teoria/prática/pesquisa em extensão universitária

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Laís dos Santos Leite, Universidade Federal do Cariri

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Cariri, Ceará, Brasil; coordenadora do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas do Cariri (LEPP-Cariri).

Referências

FREIRE, P. Educação e mudança. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, M. Prefácio. In: FREIRE, P. Educação e mudança. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

NOGUEIRA, M. das D. P. (org.) Extensão universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2000.

Publicado
2020-01-22
Como Citar
LEITE, M. L. DOS S. Extensão universitária como compromisso social. Em Extensão, v. 18, n. 2, p. 209-212, 22 jan. 2020.
Seção
Resenhas