Integração entre oficina de yogaterapia e oficina de intervenção psicossocial como ferramentas de apoio ao portador de diabetes mellitus em Tiradentes, Minas Gerais

  • Eva Vilma Muniz de Oliveira Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
  • Beatriz Domingues Perrella Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marisângela Aparecida Resende Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais
  • Jhéssica Lohâyne de Melo Gonzaga Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais
Palavras-chave: Oficina de Yoga, Oficina de Intervenção Psicossocial, Educação continuada em diabetes Mellitus, Educação em saúde.

Resumo

O diabetes é considerado uma síndrome metabólica. Ela vem acometendo um número cada vez mais significativo da população mundial. A realidade vivenciada em uma esfera macro não é diferente no município de Tiradentes, Minas Gerais, comunidade em que se desenvolveram ações no projeto de extensão que trabalhou questões grupais e terapêuticas direcionadas aos diabéticos. Neste estudo, objetivou-se compreender a vivência da oficina de yogaterapia e da oficina de intervenção psicossocial, como ferramentas complementares e incentivadoras para a adesão ao tratamento de um grupo de acometidos pelo Diabetes Mellitus nesta cidade. As técnicas foram utilizadas como uma proposta qualitativa com viés participativo, envolvendo 20 acometidos por esta condição de saúde. A metodologia participativa buscou valorizar o conhecimento prévio dos participantes em relação ao diabetes Mellitus e seus cuidados, com perspectiva para envolver corpo e mente além de criar um espaço de reflexão, autorreflexão, autocuidado, respeito pelo outro, conhecimento corporal e fortalecimento diante de seus enfrentamentos. Nesta direção, entrevistas foram utilizadas para fomentar dados para análise. Por tais características pôde-se compreender como as ações demonstram-se adequadas para os programas de educação em diabetes, isto indicado a partir das considerações dos próprios participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Vilma Muniz de Oliveira, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil; professora do Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil

Beatriz Domingues Perrella, Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Marisângela Aparecida Resende, Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais

Técnica em Enfermagem pelo Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus São João del-Rei, Brasil

Jhéssica Lohâyne de Melo Gonzaga, Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais

Técnica em Enfermagem pelo Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus São João del-Rei, Brasil

Referências

AFONSO, M. L. M. (org). Oficinas em dinâmica de grupo na área da saúde. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

AFONSO, M. L. M. Notas sobre sujeito e autonomia na intervenção psicossocial. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 17, p. 445-464, 2011.

AFONSO, M. L. M; FADUL, F. M. O trabalho com grupos no PAIF: um diálogo interdisciplinar com a oficina de intervenção psicossocial. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João Del Rei, v. 10, n. 1, p. 140-154, 2015.

APDP – ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS DIABÉTICOS DE PORTUGAL. 2015. Sintomas de hipoglicemia. Disponível em: http://www.apdp.pt/diabetes/a-pessoa-com-diabetes/sintomas. Acesso em: 16 nov, 2018.

BRANDHA, M.; SARASWATI, S. Asana Pranayama Mudra Bandra. Bihar: Yoga Publication Trust, 2009.

BERNARDI, M. L. D. et al. Efeitos da intervenção hatha-yoga nos níveis de estresse e ansiedade em mulheres mastectomizadas. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 12, p. 3.621-3.632, 2013 Doi: 10.1590/S1413-81232013001200018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes Mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_diabetes_Mellitus_cab36.pdf. Acesso em: 18 nov. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

HERMÓGENES, J. Autoperfeição com hatha yoga. 61. ed., Rio de Janeiro: Best Seller, 2014.

IDF – INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. IDF Diabetes Atlas. 2015. Disponível em: http://www.diabetesatlas.org/. Acesso em: 18 nov, 2018.

IYENGAR, B. K. S. Luz sobre o yoga. São Paulo: Pensamento, 2016.

REZENDE, D. P. Doce vida/associação dos portadores de diabetes de São João del-Rei: um estudo de caso sobre a atenção psicossocial e a adesão ao tratamento em diabetes. São João Del Rei. 124 f. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2017.

MCCALL, T. Yoga as medicine: the yogic prescription for health and healing. New York: Bantam Books, 2007.

MENEZES, K. K. P.; AVELINO, P. R. Grupos operativos na Atenção Primária à Saúde como prática de discussão e educação: uma revisão. Cad. Saúde Colet., Rio de Janeiro, v. 24, n.1, p. 124-130, 2016.

OLIVEIRA, J. E. P.; MONTENEGRO JUNIOR, R. M.; VENCIO S. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018. São Paulo: Clannad, 2018.

OLIVEIRA, E. V. M. de et al. Compreendendo a diabetes Mellitus na adolescência: ações de um trabalho grupal. In: OLIVEIRA, A. L. de; RUFINO, J. de A.; SILVA, M. C. da (org.). Saberes e fazeres: coletânea de artigos de extensão e de pesquisa do IF Sudeste-MG Campus São João del-Rei. São João del-Rei: IFMG, 2016. p. 48-61.

Publicado
2019-09-18
Como Citar
OLIVEIRA, E. V. M. DE; PERRELLA, B. D.; RESENDE, M. A.; GONZAGA, J. L. DE M. Integração entre oficina de yogaterapia e oficina de intervenção psicossocial como ferramentas de apoio ao portador de diabetes mellitus em Tiradentes, Minas Gerais. Revista Em Extensão, v. 18, n. 1, p. 81-107, 18 set. 2019.
Seção
Artigos Originais