Projeto “Andanças Culturais”

preservação da imagem de padre Cícero de Juazeiro do Norte, Ceará

  • Lucas Emmanuel Nascimento Silva Universidade Federal do Cariri
  • Manoel Bastos Gomes Neto Universidade Federal do Cariri
  • Rebeca da Rocha Grangeiro Universidade Federal do Cariri
Palavras-chave: Preservação cultural, Museu Memorial do Padre Cícero, Geossíto Colina do Horto, Projeto Andanças Culturais

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas pelos estudantes e membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri no Museu Fundação Memorial Padre Cícero e no Geossítio Colina do Horto proporcionadas a partir do projeto “Andanças Culturais”. Este projeto, desenvolvido em parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração (PETADM-UFCA), foi criado em 2015 com objetivo de promover um vínculo entre a comunidade acadêmica e a cultura local. O projeto possibilitou aos participantes o reconhecimento da importância histórica, política, econômica e social que o Padre Cícero teve na região do Cariri, sua relevância na esfera religiosa e suas influências no campo da gestão do município de Juazeiro do Norte. A partir da experiência vivenciada, pode-se perceber que os lugares além de serem instrumentos da preservação histórica, são fontes de manutenção da imagem do Padre Cícero como ícone religioso e político da região.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Emmanuel Nascimento Silva, Universidade Federal do Cariri

Graduando em Administração na Universidade Federal do Cariri, Ceará, Brasil

Manoel Bastos Gomes Neto, Universidade Federal do Cariri

Graduando do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri, Ceará, Brasil

Rebeca da Rocha Grangeiro, Universidade Federal do Cariri

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; professora adjunta da Universidade Federal do Cariri, Ceará, Brasil

Referências

CAMPOS, R. B. C. Como Juazeiro do Norte se tornou a terra da mãe de Deus: penitência, ethos de misericórdia e identidade do lugar. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 146-175, 2008. Doi: 10.1590/S0100-85872008000100008.

CAVA, R. D. Milagre em Joazeiro. Tradução de Maria Yedda Linhares. 3. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2014.

HOLANDA, M. L. de O. O político Padre Cícero: entre a religião e a cidadania. Fortaleza: Expressão, 2008.

MACÊDO, J. L. et al. Emprego da Escala SERVQUAL na avaliação da Qualidade de Serviços de Hospedagem durante uma romaria em Juazeiro do Norte (CE). Revista GEPROS, Bauru, v. 8, n. 2, p. 151, 2013. Doi: 10.15675/gepros.v8i2.1028.

NETO, L. Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão. São Paulo: Schwarcz, 2009. 560 p.

OLIVEIRA, A. Museu do Ceará. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar. Acesso em: 11 ago. 2018.

PEREIRA, C. S. S.; OLIVEIRA, J. C. A. Fé e identidade sacra: o espaço sagrado de Juazeiro do Norte/CE. Observatorium: Revista Eletrônica de Geografia, Uberlândia, v. 1, n. 3, p. 38-50, 2009.

RABELLO, S. Os artesãos do Padre Cícero: condições sociais e econômicas do artesanato de Juazeiro do Norte. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, 1967.

SABBATINI, M. O museu de ex-votos de Padre Cícero um olhar museológico sobre o turismo religioso em Juazeiro do Norte. Revista Internacional de Folkcomunicação, Ponta Grossa, v. 3, n. 6, 2008.

WALKER, D. História da independência de Juazeiro do Norte. Juazeiro do Norte: HB Editora, 2010. 196 p.

WALKER, D. Pequena biografia do Padre Cícero. 5. ed. Juazeiro do Norte: eBooksBrasil, 1999. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/biografiapadrecicero.html. Acesso em: 20 set. 2018.

Publicado
2019-09-18
Como Citar
SILVA, L. E. N.; GOMES NETO, M. B.; GRANGEIRO, R. DA R. Projeto “Andanças Culturais”. Revista Em Extensão, v. 18, n. 1, p. 230-242, 18 set. 2019.
Seção
Relatos de Experiência