Oficina de horta comunitária do projeto DIST Shopping Park como aliada na geração de renda, segurança alimentar e educação ambiental para a comunidade

  • Lais Abreu Tedde Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0003-0087-9820
  • Geovana Rodrigues de Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Giovana Velloso Galante Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Horta Mandala, Produção orgânica, Inclusão social, Extensão universitária

Resumo

As hortas comunitárias são criadas com o propósito de oferecer uma melhor qualidade no alimento oferecido para a população envolvida, assim como desenvolver o empoderamento das comunidades para a criação de laços de solidariedade e de cooperação entre os indivíduos e para a potencialização de estratégias de inclusão social e produtiva. Nesse contexto, a oficina de horta comunitária foi criada no projeto DIST-Shopping Park com o objetivo de realizar a inserção da educação ambiental a partir de assessorias domésticas e reabilitações de terrenos, oferecendo uma possibilidade de renda e de reinserção na sociedade para pessoas em situação de risco. Foi instalada uma horta mandala na Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI “Maria Euvira Sabbag”, em Uberlândia-MG, utilizando a metodologia desenvolvida pela ministrante e os alunos da oficina, juntando os conhecimentos científicos e empíricos. Com a instalação e consequente produção da horta foi possível realizar a proximidade dos alunos da educação infantil com a produção orgânica dos alimentos, proporcionando atividades didáticas, permitindo ampliar o conhecimento sobre o cultivo e manejo das hortas, alcançando o objetivo de estabelecer uma nova relação ser humano-natureza, revelando formas criativas de observação, interação com meio e formando opinião e posturas próprias que levam à ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais Abreu Tedde, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Geovana Rodrigues de Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda de Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Giovana Velloso Galante, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda de Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.17 de julho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar

CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da Educação Ambiental e Horta Escolar na Promoção de Melhorias ao Ensino, à Saúde e ao Ambiente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, v. 3, n. 1, p. 42-60, 2010.

DIST-Shopping Park. Tecnologia Social (Em construção) -Projeto DIST-SHOPPING PARK PARTE I, 2016.

ENO,

GALLO, Z.; SPAVOREK, R. B. M.; MARTINS, F. P. L. Das Hortas Domésticas para a Horta Comunitária: Estudo de Caso no Bairro Jardim Oriente em Piracicaba, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENS

GRYNSZPAN, D. Educação em saúde e educação ambiental: uma experiência integradora. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 15, p.133-138, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1999000600013&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 10 mar. 2018.

MELO, Valdemir et al. Implantação de uma horta mandala como mecanismo de reinserçao de moradores de rua na sociedade. Tekhne e Logos, Botucatu, SP, v.8, n.3, Outubro, 2017. Edição Especial

MINIST

MORGADO, F. S.; SANTOS, M. A. A. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. Revista Eletrônica de Extensão. Florianópolis, v. 5, n. 6, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/9531/8950>. Acesso em 10 mar. 2018.

NUTTAL, C. Agrofloresta para crianças: uma sala de aula ao ar livre. 2. ed. Salvador: Instituto de Permacultura da Bahia, 2008. 80p.

RUSCHEINSKY, A. Educação ambiental, abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SERAFIM, M. P.; DIAS, R. B. Agricultura urbana: análise do Programa Horta Comunitária do Município de Maringá (PR). In: COSTA, A. B. (Org.). Tecnologia Social e Políticas Públicas. São Paulo: Instituto Pólis, 2013. p. 133-152.

Publicado
2019-09-18
Como Citar
TEDDE, L. A.; LIMA, G. R. DE; GALANTE, G. V. Oficina de horta comunitária do projeto DIST Shopping Park como aliada na geração de renda, segurança alimentar e educação ambiental para a comunidade. Revista Em Extensão, v. 18, n. 1, p. 108-121, 18 set. 2019.
Seção
Relatos de Experiência