Da planta ao fitocosmético

uma experiência teórico-prática com alunos de escolas públicas

  • Mariana Sato de Souza de Bustamante Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Antônio Ferreira Monbrini da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Theo Luiz Ferraz de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Adriana Passos Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Fitocosméticos, Extensão universitária, Escola pública

Resumo

A oficina "Da planta ao fitocosmético" integra o projeto de extensão da Faculdade de Farmácia (FF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) intitulado "Estabelecimento de uma relação multidisciplinar construtiva com as escolas públicas: uma contribuição da Faculdade de Farmácia da UFRJ". Essa oficina foi trabalhada com alunos de uma escola de ensino fundamental e uma escola de ensino médio, ambas localizadas no município do Rio de Janeiro. O seu objetivo principal foi promover o contato dos alunos e dos professores de escolas públicas com a universidade, gerando e difundindo o conhecimento técnico-científico e humanístico sobre a importância dos hábitos de higiene para a saúde e informações sobre plantas utilizadas como fitocosmético. Para tal, foram ofertadas oficinas teóricas e práticas nas escolas, de modo a promover a interação dialógica entre os alunos e os professores de escolas públicas com a Universidade. Neste contexto, foi possível aproximá-los de atividades, materiais e conceitos sobre autocuidado, bem estar, hábitos de higiene, cosméticos e fitocosméticos. Os professores que acompanharam os alunos nas escolas sentiram-se encorajados a manter a criatividade em sala de aula. Para os acadêmicos, o projeto possibilitou o crescimento pessoal e técnico, e foram instigados a desenvolver aptidões além da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Sato de Souza de Bustamante Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professora adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Antônio Ferreira Monbrini da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; monitor e estagiário no projeto de extensão "Farmácia Universitária" (FF/UFRJ)

Theo Luiz Ferraz de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professor adjunto da Faculdade
de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; coordenador do projeto de extensão

Adriana Passos Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, com período sanduíche no Departament of Pharmaceutical Sciences, Universidade de Basel, Suíça; professora adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

BENETTI, P. C.; SOUSA, A. I.; SOUZA, M. H. N. Creditação da extensão universitária nos cursos de graduação: relato de experiência. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Santa Catarina, v. 6, n. 1, p. 25-32, 2015. Disponível em:

BRANDEN, N. Como aumentar sua autoestima: aprenda a acreditar em si mesmo e a viver com confiança e otimismo. Rio de Janeiro: Sentante, 2009. p. 10-15.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Brasília: Anvisa, 2011. 126 p.

CORR

DA SILVA, A. M. et al. O ensino de ciências biológicas: uma experiência teórico-prática com alunos do ensino médio de escolas públicas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 7, n. 2, p. 99-104, 2016. Disponível em:

FIGUEIREDO, B. K. Desenvolvimento e estabilidade preliminar de um fitocosmético contendo extrato de chá verde (Camellia sinensis) (L.) Kuntze (Theaceae). Revista Brasileira de Farmácia, Rio de Janeiro, v. 95, n. 2, p. 770-788, 2014. Disponível em:

FORPROEX

NASCIMENTO, T.; ROMERO, I. A indissociabilidade entre pesquisa e extensão nas universidades: o caso da ITES/UFBA. NAU Social, Salvador, v. 3, n. 5, p. 41-46, 2012.

NEIVA, P.; NEIVA, J.; RIBEIRO, C. Guia prático da beleza por dentro e por fora.. Rio de Janeiro Objetivo: 2013. p. 20-36.

OLIVEIRA, A. K. M. et al. Ações educativas em saúde voltadas ao adolescente: um relato de experiência. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 13, n. 23, p.135-141, 2016. Disponível em:

ROSÁRIO, C. L. et al. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária: experiências nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Roraima. 2013. Disponível em:

ROSSATO, A. E. et al. Fitoterapia racional: aspectos taxonômicos, agroecológicos, etnobotânicos e terapêuticos. Florianópolis: DIOESC, 2012. 211 p. Disponível em:

RUPPELT, B. M. et al. Plantas medicinais utilizadas na região Oeste do Paraná. Curitiba: Editora UFPR, 2015. 126 p.

SANTOS, J. A. A. et al. Diagnóstico e educação em saúde no uso de plantas medicinais: relato de experiência. Revista Ciências em Extensão, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 183-196, 2016. Disponível em:

SANTOS, M. P. A extensão universitária como

Publicado
2018-08-09
Como Citar
MONTEIRO, M. S. DE S. DE B.; SILVA, A. F. M. DA; SOUZA, T. L. F. DE; OLIVEIRA, A. P. Da planta ao fitocosmético. Em Extensão, v. 17, n. 1, p. 78-92, 9 ago. 2018.
Seção
Artigos Originais