ZooKids: um relato de atividade extensionista para o ensino da zootecnia a crianças

  • Victor Hugo Silva Souza Universidade Federal de Lavras
  • Lívia Santos Figueiredo Universidade Federal de Lavras
  • Vitória Ferreira de Jesus Universidade Federal de Lavras
  • Gleiton Tavares da Silva Universidade Federal de Lavras

Resumo

Muitas crianças não conhecem certos animais em função de viverem na cidade, portanto permitir o contato dessas crianças com animais da fazenda é proporcionar novas experiências, com novos cheiros, novas realidades e novos sons. Sabe-se que a estimulação precoce das crianças contribui para o seu aprendizado futuro, desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. Neste relato, o objetivo é descrever a atividade de educação infantil voltada para o esclarecimento sobre a profissão do Zootecnista e a produção animal que foi desenvolvido em Lavras, Minas Gerais, no âmbito do projeto de extensão intitulado "ZooKids", realizado pelo grupo PET Zootecnia da Universidade Federal de Lavras. O projeto visa discutir o conhecimento sobre a criação animal e suas peculiaridades. A atividade foi desenvolvida no Departamento de Zootecnia, envolvendo setores de avicultura, cunicultura, ovinocultura e suinocultura. As crianças aprenderam sobre o correto manejo dos animais, como a alimentação é preparada, seu fornecimento e algumas características dentro de cada espécie visitada. Concluiu-se que a experiência foi satisfatória, verificando-se o relato das escolhas envolvidas ao projeto, além de relatos positivos por parte dos pais dos alunos que realizaram a visita ao departamento de Zootecnia da UFLA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Silva Souza, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, Brasil.

Lívia Santos Figueiredo, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Zootecnia na Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais; membro do Programa de Educação Tutorial Zootecnia.

Vitória Ferreira de Jesus, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Zootecnia na Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, Brasil.

Gleiton Tavares da Silva, Universidade Federal de Lavras

Graduando em Zootecnia na Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais; membro do Programa de Educação Tutorial Zootecnia.

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994. 336 p.

DECROLY, J. O. Textos selecionados. In: DUBREUCQ, F. Jean-Ovide Decroly. Tradução de Carlos Alberto Vieira Coelho, Jason Ferreira Mafra, Lutgardes Costa Freire, Denise Henrique Mafra. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010. 156 p. (Coleção Educadores).

DOTTI, J. Terapia e animais: atividade e terapia assistida por animais – práticas para organizações, profissionais e voluntários. São Paulo: PC Editorial, 2005.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990. Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990.

FARACO, C. B. Interação humano-animal. Ciência veterinária nos trópicos, Recife, v. 11. p. 31-35, abr. 2008. Disponível em: http://www.rcvt.org.br/suplemento11/31-35.pdf. Acesso em: 10 maio 2018.

FIGUEIREDO, M. do A. C de. et al. Metodologia de oficina pedagógica: uma experiência de extensão com crianças e adolescentes. Extensão Cidadã, João Pessoa, v. 2, p. 1-12, 2006.

GADOTTI, M. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL, 1., 2000, Anais... Évora: Editora da Universidade de Évora, 2000.

GARCIA, A. O emprego de animais na terapia infantil. Pediatria Moderna, São Paulo, v. 26, p. 75-79, 2000.

LEVINSON, B. M. Pets and human development. Springfield, Illinois: Charles C. Tomas, 1972.

STAKE, R. E. A arte da investigação com estudos de caso. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2009.

Publicado
2019-02-17
Como Citar
SOUZA, V. H. S.; FIGUEIREDO, L. S.; JESUS, V. F. DE; SILVA, G. T. DA. ZooKids: um relato de atividade extensionista para o ensino da zootecnia a crianças. Revista Em Extensão, v. 17, n. 2, p. 171-181, 17 fev. 2019.
Seção
Relatos de Experiência