Juventude, direitos humanos e inclusão social

um projeto dedicado aos jovens

  • Juliana de Mello Moraes Universidade Regional de Blumenau
  • Cleide Gessele Universidade Regional de Blumenau
  • Petra Beatrice Lickfeld Universidade Regional de Blumenau
  • Hiago de Souza Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave: Juventude, Direitos humanos, Inclusão social

Resumo

Este artigo avalia a experiência com jovens desenvolvida pelo projeto de extensão intitulado Juventude, Direitos Humanos e Inclusão Social da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O projeto conta com a participação de graduandos e docentes dos cursos de História e Serviço Social no intuito de utilizar os conhecimentos acadêmicos de distintas áreas para melhores ações voltadas para a sociedade. O objetivo principal consiste na promoção dos Direitos Humanos e da inclusão social entre jovens, incentivando o seu exercício pró-ativo nos espaços decisórios na arena municipal. No decorrer de 2017, a metodologia utilizou diferentes ações, tais como: reuniões, oficinas e elaboração de folder e vídeos. Os temas tratados com a juventude focalizaram os Direitos Humanos, em especial o direito à  vida e sua contextualização, bem como o Estatuto da Juventude. A extensão proporciona aos seus participantes a oportunidade de diálogo com os jovens, maximizando os conhecimentos teóricos aprendidos na academia e dando um retorno social das práticas da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Mello Moraes, Universidade Regional de Blumenau

Pós-doutora em História pela Universidade Federal do Paraná, Brasil, e pela Universidade de Lisboa, Portugal, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-Portugal); professora na Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Cleide Gessele, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professora na Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil

Petra Beatrice Lickfeld, Universidade Regional de Blumenau

Graduanda do Curso de Serviço Social da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Bolsista de Extensão do Projeto Juventude, Direitos humanos e Inclusão Social (2017).

Hiago de Souza, Universidade Regional de Blumenau

Graduando em História na Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; bolsista de extensão no projeto “Juventude, Direitos Humanos e Inclusão Social na FURB”

Referências

ALVES, A. Pensar os jovens dos novos movimentos de juventude: contribuições teóricas à construção de uma categoria. In: MACHADO, O. L. (Org.). Juventudes, democracia, direitos humanos e cidadania. Frutal: Prospectiva, 2013. p. 144-206.

BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm. Acesso em: 22 mar. 2018.

CAVALCANTE, C. V. Caderno de artigos: infâncias, adolescências, juventudes e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2014. 96 p.

MONDAINI, M. Direitos humanos e as lutas da juventude. In: MACHADO, Otávio Luiz (Org.). Juventudes, democracia, direitos humanos e cidadania. Frutal: Prospectiva, 2013. p. 8-20.60

______. Direitos humanos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas em sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2009. p. 55-72.

MORAES, K. Juventude e gênero: um estudo com professores e estudantes da EEB. Prof. João Widemann. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2013.

NOGUEIRA, Q. W. C. Esporte, desigualdade, juventude e participação. Revista Brasileira de Ciência Esporte, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 103-117, 2011. doi: 10.1590/S0101- 32892011000100007.

NOVAES, R. R. Políticas de juventude no Brasil: continuidades e rupturas. In: SEVERO, M. F. S. W. O Estatuto de Juventude no Brasil (2004-2013). Relações de poder, disputas por hegemonia e Direitos humanos. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. p. 253-280.

NOVAES, R. R. Encontro de pesquisadores e pesquisadoras de políticas juventude. Brasília: Presidência da República, 2014. 538 p.

SILVA, A. M. M. Direitos humanos na educação básica: qual o significado? In: SILVA, A. M. M.; TAVARES, C. (Org.). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 41-63.

ZENAIDE, M. de N. T. Os desafios da educação em direitos humanos no ensino superior. In: SILVA, A. M. M.; TAVARES, C. (Org.). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 64-83.

Publicado
2019-02-17
Como Citar
MORAES, J. DE M.; GESSELE, C.; LICKFELD, P. B.; SOUZA, H. DE. Juventude, direitos humanos e inclusão social. Revista Em Extensão, v. 17, n. 2, p. 43-60, 17 fev. 2019.
Seção
Artigos Originais