O conceito Portas Abertas como estratégia de interdisciplinaridade e extensão: um estudo de caso da ETEC Lauro Gomes – Extensão Tereza Delta

Leandro Rodrigues da Silva

Resumo


Este texto descreve o evento “Portas Abertas” e sua contribuição para o processo de ensino, aprendizagem e extensão. Essa experiência foi vivenciada pelos docentes e alunos do curso técnico em Administração de Empresas da Escola Técnica Estadual – ETEC Lauro Gomes – Extensão Tereza Delta, localizada na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo, durante o primeiro semestre de 2017. Tendo em vista a complexidade em aproximar os alunos das práticas do mercado de trabalho, a realização dessa atividade despontou como uma importante ferramenta para fomentar competências e habilidades importantes no processo de formação dos técnicos em  administração. O evento Portas Abertas teve como objetivo apresentar à comunidade, de forma dinâmica e interativa, a educação profissional pública,
sobretudo o curso técnico de Administração de Empresas, ofertado pela Escola. Foram utilizadas apresentações como: mini palestras, exposição de projetos interdisciplinares, trabalhos de conclusão de curso e oficinas de currículos. Esse projeto contribuiu para aprofundar  o conhecimento dos alunos sobre as áreas de gestão, desenvolvimento de práticas de trabalho em equipe, bem como a oportunidade de tornar pública as atividades desenvolvidas pela ETEC Lauro Gomes – Extensão Tereza Delta. Os resultados evidenciaram que o evento possibilitou desenvolver competências e habilidades relevantes para a formação dos alunos do curso técnico de Administração; criar um ambiente de sinergia para troca de experiências entre os alunos, professores e o púbico alvo do evento; difusão da cultura de empreendedorismo, inovação e melhores práticas para posicionamento no mercado de trabalho.


Palavras-chave


Portas Abertas. Administração. Interdisciplinaridade. Extensão.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REE_v16n22017_rel03

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