Formação continuada em educação física escolar

fundamentos e desafios de um projeto crítico de educação

  • Marina Ferreira de Souza Antunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Natalia Justino Batista Prefeitura Municipal de Uberlândia. Universidade Federal de Uberlândia
  • Sara da Silva Caixeta Prefeitura Municipal de Uberlândia. Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Universidade Federal de Uberlândia
  • Larissa Ramos Duarte Bolsista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.
Palavras-chave: educação física, planejamento de ensino, Estratégia de Ensino, trabalho coletivo.

Resumo

O tema da formação de professores/as tem ganhado centralidade nas pesquisas acadêmicas, principalmente no âmbito das pesquisas realizadas na perspectiva do "professor pesquisador", e na consolidação das parcerias entre universidades e sistemas de ensino, fomentando programas de formação continuada. O Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (LECEF/FAEFI/UFU) encontra-se nesse âmbito, constituindo-se como um espaço aglutinador de professores/as e estudantes, e tem como objetivos aprofundar o estudo sobre questões relacionadas à instituição escolar, ao ensino e ao planejamento de currículo para a Educação Física como componente curricular, bem como constituir espaços de formação continuada que promovam mudanças qualitativas na prática docente. O trabalho em questão apresenta um modelo de planejamento de ensino realizado no componente curricular da educação física, elaborado em um contexto de planejamento coletivo, no âmbito de um projeto de extensão oferecido pelo LECEF. Explicitamos os princípios e pressupostos da concepção orientadora do processo de planejamento adotada. Destacamos que o trabalho coletivo proporciona diálogo, troca de experiências, disposição para ouvir, superando as dificuldades do individualismo e do isolamento presentes na rotina de organização e realização do trabalho pedagógico.

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Biografia do Autor

Marina Ferreira de Souza Antunes, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Universidade Federal de Uberlândia, na Faculdade de Educação Física. Doutorado em Educação.

Natalia Justino Batista, Prefeitura Municipal de Uberlândia. Universidade Federal de Uberlândia

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Uberlândia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU. Membro do Laboratório de Estudos sobre Currículo, Escola e Educação Física/FAEFI/UFU. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional da Faculdade de Educação (GEPAE/FACED/UFU).

Sara da Silva Caixeta, Prefeitura Municipal de Uberlândia. Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Universidade Federal de Uberlândia

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Uberlândia e da Rede Estadual. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU. Membro do Laboratório de Estudos sobre Currículo, Escola e Educação Física/FAEFI/UFU.

Larissa Ramos Duarte, Bolsista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU. Membro do Laboratório de Estudos sobre Currículo, Escola e Educação Física/FAEFI/UFU.

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Publicado
2017-08-22
Como Citar
ANTUNES, M. F. DE S.; BATISTA, N. J.; CAIXETA, S. DA S.; DUARTE, L. R. Formação continuada em educação física escolar. Revista Em Extensão, v. 16, n. 1, p. 67-84, 22 ago. 2017.
Seção
Artigos Originais