Eficiência reprodutiva em pequenas propriedades leiteiras atendidas pelo Projeto Leite à Pasto

  • Andressa Vaz Martins
  • Gabriel Franco Rodrigues de Oliveira
  • Lucas Knychala Martins
  • Luiz Gustavo Costa Apolinário
  • Ricarda Maria dos Santos
Palavras-chave: Reprodução animal, bovinocultura leiteira, agricultura familiar, análise econômica, intervalo entre partos.

Resumo

A eficiência reprodutiva tem papel extremamente importante na produção de leite. Para que seja possível aumentar produção e lucratividade faz se necessária a transferência de tecnologias e conhecimentos para os produtores rurais através de programas de extensão. Objetivou-se com o presente estudo, a transferência de conceitos básicos sobre a eficiência reprodutiva do rebanho, as formas de alcançá-la e também o levantamento de dados relacionados ao controle reprodutivo de propriedades atendidas pelo Projeto Leite a Pasto - Educação Continuada. Verificou-se uma média de porcentagem de vacas em lactação de 75%. A produção média nos rebanhos foi de 10,5kg/dia. Apesar disso, nas propriedades que apresentavam índices menores que 75%, houve uma média de menos de 5% de vacas que deveriam estar em lactação, equivalendo a uma perda mensal de 435kg. O intervalo de partos encontrados foi de 15, 14,8 e 12,5 meses em 2009, 2010 e 2011 respectivamente. Apesar da melhoria encontrada, algumas propriedades possuem porcentagem de vacas em lactação abaixo do ideal, o que mostra a necessidade de se levar informação e tecnificação ao campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-12-01
Como Citar
MARTINS, A. V.; OLIVEIRA, G. F. R. DE; MARTINS, L. K.; APOLINÁRIO, L. G. C.; SANTOS, R. M. DOS. Eficiência reprodutiva em pequenas propriedades leiteiras atendidas pelo Projeto Leite à Pasto. Revista Em Extensão, v. 10, n. 2, 1 dez. 2011.
Seção
Artigos Originais