A utilização de metodologias de diagnóstico e planejamento participativo em assentamentos rurais: o diagnóstico rural/rápido participativo (DRP)

  • Murilo Mendonça Oliveira Souza Instituto de Geografia - LAGEA
Palavras-chave: Extensão Rural, Diagnóstico e Planejamento Rural, Metodologia Participativa,

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral compreender e analisar as técnicas de Diagnóstico Rural Participativo (DRP) utilizadas na confecção de diagnósticos e planos de desenvolvimento sustentável em projetos de assentamento rural da mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Para isto, além do estudo aprofundado das técnicas acompanhou-se a aplicação de diferentes técnicas em atividades de diagnóstico e planejamento em duas áreas de assentamento nos municípios de Perdizes e Uberlândia em Minas Gerais, entre os meses de julho de 2006 e julho de 2007. Os resultados obtidos mostraram que as técnicas mostram-se mais participativas que as anteriores, mas que, ao mesmo tempo, necessitam ser utilizadas de forma mais criteriosa e "participativaâ€? pelos profissionais responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Mendonça Oliveira Souza, Instituto de Geografia - LAGEA
O autor é graduado em Medicina Veterinária pela UFU (2000), com Mestrado em Geografia Humana (2004) também por esta universidade. Trabalha como voluntário na Animação Pastoral e Social no Meio Rural, na função de coordenador técnico a 10 anos. Atualmente é aluno do Doutorado em Geografia do Instituto de Geografia da UFU.
Publicado
2009-06-03
Como Citar
SOUZA, M. M. O. A utilização de metodologias de diagnóstico e planejamento participativo em assentamentos rurais: o diagnóstico rural/rápido participativo (DRP). Revista Em Extensão, v. 8, n. 1, 3 jun. 2009.
Seção
Artigos Originais