A utilização de metodologias de diagnóstico e planejamento participativo em assentamentos rurais: o diagnóstico rural/rápido participativo (DRP)

Murilo Mendonça Oliveira Souza

Resumo


Este trabalho tem como objetivo geral compreender e analisar as técnicas de Diagnóstico Rural Participativo (DRP) utilizadas na confecção de diagnósticos e planos de desenvolvimento sustentável em projetos de assentamento rural da mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Para isto, além do estudo aprofundado das técnicas acompanhou-se a aplicação de diferentes técnicas em atividades de diagnóstico e planejamento em duas áreas de assentamento nos municípios de Perdizes e Uberlândia em Minas Gerais, entre os meses de julho de 2006 e julho de 2007. Os resultados obtidos mostraram que as técnicas mostram-se mais participativas que as anteriores, mas que, ao mesmo tempo, necessitam ser utilizadas de forma mais criteriosa e “participativa pelos profissionais responsáveis.

Palavras-chave


Extensão Rural; Diagnóstico e Planejamento Rural; Metodologia Participativa;

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Murilo Mendonça Oliveira Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN: 1518-6369 / e-ISSN: 1982-7687

Qualis: B3 Ensino; Administração, Ciências Contábeis e Turismo / B4 Educação; Enfermagem; Interdisciplinar; Odontologia; Psicologia; Saúde Coletiva; Serviço Social / B5 Ciências Agrárias; História; Medicina Veterinária; Nutrição - Quadriênio 2013-2016.

Indexadores e Bases de Dados: Clase; Latindex; EBSCO; REDIB; DOAJ; Geodados; Google Acadêmico; Periódicos Capes; Periódicos de Minas; Diadorim.

Periódico incluído na Rede CARINIANA de Preservação Digital.

Esta obra utiliza a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A revista utiliza ferramentas destinadas a detecção de plagio em qualquer de suas formas.