O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto trata exclusivamente de extensão universitária ou de sua interface com o ensino e a pesquisa.
  • O texto obedece à  seguinte configuração: digitado em word, tamanho de página A4, espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens 2,5cm.
  • O texto contém título em português e inglês/espanhol, resumo e abstract/resumen (100 a 200 palavras), palavras-chave e keywords/palabras clave (até cinco), corpo e referências.
  • O texto está acordo com a normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com o Novo Acordo Ortográfico.
  • O texto não apresenta nomes de autores e coautores em nenhuma parte, garantindo, assim, o anonimato no processo de avaliação.
  • A ordem de apresentação dos nomes dos autores, limitados a quatro pessoas, obedece ao grau de envolvimento de cada um com a produção textual.
  • Todos os autores e seus dados devem ser inseridos no sistema no ato da submissão (inclusões posteriores de nomes não serão aceitas)
  • O texto apresenta: a) quem e quantos são os envolvidos na ação; b) período de realização da ação; c) como foi o processo de desenvolvimento/etapas da ação relatada; d) quais os desdobramentos não previstos, mas constatados durante a ação; e) quais as aprendizagens observadas durante o desenvolvimento da ação; f) qual a proposta de ação; g) quais as repercussões da ação na comunidade; h) quais as repercussões da ação para os discentes nela envolvidos.
  • O trabalho não excede 20 páginas, se artigo; 15 páginas, se comunicação ou relato de experiência; 7 páginas, se entrevista; e 5 páginas, se resenha.
  • As imagens apresentam identificação na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem na ocorrência do texto. Indicam, ainda, na parte inferior, a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão.
  • Em caso de trabalhos ou pesquisas que envolvam seres humanos deverá ser mencionada autorização para divulgação dos envolvidos e/ou parecer de aprovação do CEP com seu respectivo número de registro.
  • Os autores estão cientes que a revista utiliza ferramentas destinadas a detecção de plagio em qualquer de suas formas.

Diretrizes para Autores

O texto deve obedecer o Novo Acordo Ortográfico e normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e seguir a seguinte configuração: digitação compatível ao word, layout de página A4, espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens 2,5cm.

O texto deve conter título em português e inglês, resumo e abstract (100 a 200 palavras), palavras-chave e keywords (até cinco), corpo e referências.

Os nomes do autores e coautores não devem aparecer no corpo do texto para garantir o anonimato no processo de avaliação. A ordem de apresentação dos autores, limitados a quatro, deve obedecer ao grau de envolvimento de cada um com a produção textual, não devendo ser incluído o nome de coordenador ou de participantes de projeto de extensão que não tenham efetivamente participado da redação do texto.

As citações devem ser feitas no corpo do texto. Exemplo: (AUTOR, ano, página).

Citações com mais de três linhas devem vir em espaço simples, tamanho 11 e recuo de 4cm.

Todos os autores citados deverão constar nas Referências ao final do texto, estas devem estar de acordo com a normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme exemplos:

a) no caso de livro: SOBRENOME, Nome. Título em Negrito. Edição. Local de publicação: Editora, Ano. número de páginas (opcional).

b) no caso de coletânea: SOBRENOME, Nome (do autor da parte referenciada). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título em Negrito. Edição. Local de Publicação: Editora, data. Página inicial-página final da parte referenciada.

c) no caso de artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do Periódico em Negrito. Local de Publicação, Volume (v.), Número do periódico (n.), página(s) do artigo, mês (abreviado) e ano de publicação.

d) no caso de dissertação: SOBRENOME, Nome. Título da dissertação/tese em negrito. Ano da defesa. Número de folhas (opcional). Dissertação (Mestrado em...) ou Tese (Doutorado em...) – Instituição em que foi defendida (Faculdade, Universidade), local, ano.

e) no caso de trabalho apresentado em congresso: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: TÍTULO DO EVENTO, 3. (edição), ano, local. Anais [...]. Local: Instituição, ano. f) no caso de textos consultados em sites: SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/44149. Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

Ilustração: citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere e sua identificação deverá constar na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem na ocorrência do texto. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão (se houver).

Tabelas: até três (não separar seus dados com linhas verticais e horizontais). Ilustrações: até três, escaneadas com extensão bmp, jpg ou tif (as ilustrações já publicadas devem ser acompanhadas de autorização do autor). Fotos: até três, em preto e branco ou colorida, bem contrastadas (os direitos autorais das fotos são de inteira responsabilidade do autor do trabalho).

Os trabalhos que envolvam seres humanos deverão mencionar a autorização para divulgação dos envolvidos ou aprovação pelo Comitê de Ética da instituição na qual o trabalho foi realizado.

A revista utiliza ferramentas destinadas a detecção de plagio em qualquer de suas formas.

A revista não cobra taxa administrativa em seus processos editoriais.

Artigos Originais

Serão aceitos para publicação artigos originais/inéditos que apresentem contribuição nova ao conhecimento e que estejam relacionados com ações na área de extensão. Incluem-se aqui os resumos de trabalhos com resultados parciais e/ou finais originados dessas ações.

Devem conter: Título (em português e inglês ou espanhol); Resumo (100 a 200 palavras, assegurando informação precisa quanto ao motivo do estudo, à metodologia adotada, aos resultados e à conclusão), Abstract ou Resumen; Palavras-chave, Keywords ou Palabras clave (até cinco); Introdução; Metodologia; Resultados e Discussão; Considerações finais; Agradecimentos (opcional) e Referências (apenas as citadas no texto e de acordo com a normatização atualizada ABNT). Os trabalhos não devem exceder vinte laudas, incluídos os anexos.

Relatos de Experiência

Serão aceitos textos que apresentem experiências relevantes para o enriquecimento das práticas extensionistas, devendo expressar as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele que a viveu. 

Os textos devem conter: Título (em português e inglês ou espanhol); Resumo (100 a 200 palavras, assegurando informação precisa quanto ao motivo do estudo, à metodologia adotada, aos resultados e à conclusão), Abstract ou Resumen; Palavras-chave, Keywords ou Palabras Clave (até cinco); Texto e Referências (de acordo com a normatização atualizada ABNT). Os trabalhos não devem exceder dez laudas, incluídos os anexos.

Comunicações

Serão aceitos artigos não originais, demonstrando a experiência de um grupo ou de um serviço, envolvendo ações extensionistas no ensino, na pesquisa  e no exercício profissional. Devem conter: Título (em português e inglês ou espanhol); Resumo (100 a 200 palavras, assegurando informação precisa quanto ao motivo do estudo, à metodologia adotada, aos resultados e à conclusão), Abstract ou Resumen; Palavras-chave, Keywords ou Palabras clave (até cinco); Introdução; Conteúdo; Agradecimentos (opcional) e Referências (apenas as citadas no texto e de acordo com a normatização atualizada ABNT). Os trabalhos não devem exceder quinze laudas, incluídos os anexos.

Resenhas

São aceitos para publicação textos inéditos, contendo revisões críticas de obras publicadas no último ano que possam contribuir para a reflexão acerca da extensão universitária. Devem conter título (diferente daquele da obra resenhada), em português e inglês ou espanhol. Após o título, deverão ser indicados os dados bibliográficos do trabalho resenhado. Os trabalhos não devem exceder cinco laudas.

Dossiês

Coletânea de textos que apresentam discussão pertinente a temáticas relacionadas à extensão universitária. Os textos devem conter: Título (em português e inglês ou espanhol), Resumo (100 a 200 palavras, assegurando informação precisa quanto ao motivo do estudo, à metodologia adotada, aos resultados e à conclusão), Abstract ou Resumen; Palavras-chave, Keywords ou Palabras Clave; Texto e Referências (de acordo com a normatização atualizada ABNT).

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