Programa ComCultura

construindo uma gestão pública de cultura na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Autores

  • Danilo Seithi Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0003-3065-6812
  • Nilva Lúcia Lombardi Sales Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fernanda Coutinho Sabino Scoralick Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v0n02019-45122

Palavras-chave:

Gestão de Cultura, Extensão Universitária, Política Cultural

Resumo

A Política Nacional de Extensão Universitária (2012) aponta para a necessidade de priorizar ações voltadas para o desenvolvimento, produção e valorização cultural e artística como importantes para afirmação de identidades nacionais e de suas manifestações regionais. Partindo desta premissa, a presente análise tem o objetivo de apresentar o processo de implementação de uma gestão pública de cultura no Centro Cultural da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e, a partir da experiência, realizar reflexões de cunho prático-teórico, apontando caminhos para o estreitamento das relações entre arte e cultura populares e os aspectos da formação próprios da atividade fim das instituições de ensino superior no Brasil. A partir de uma investigação qualitativa, construída de um questionário online com questões abertas e fechadas, apresentamos um “mapeamento cultural” realizado em dois momentos, em um intervalo de doze meses, com servidores técnico-administrativos, professores e alunos. Assim, discutimos os dados dessa consulta como base empírica para avaliar os projetos estruturantes e propor desdobramentos das ações culturais extensionistas, visando uma universidade mais aberta à produção, fruição e formação desde um ponto de vista de uma política de cultura que valorize a diversidade e os diálogos interculturais.

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Biografia do Autor

  • Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC) e do Coletivo em Educação Popular (CIMEAC).

  • Nilva Lúcia Lombardi Sales, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Doutora em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

  • Fernanda Coutinho Sabino Scoralick, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; produtora cultural no Centro
    Cultural (CCult) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Referências

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Publicado

03-06-2019

Como Citar

KATO, Danilo Seithi; SALES, Nilva Lúcia Lombardi; SCORALICK, Fernanda Coutinho Sabino. Programa ComCultura: construindo uma gestão pública de cultura na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 43–58, 2019. DOI: 10.14393/rep-v0n02019-45122. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/45122. Acesso em: 17 maio. 2025.