A educação de jovens e adultos e o processo de democratização da gestão escolar em uma escola da rede pública municipal de Maceió/AL

Javan Sami Araújo dos Santos, Eliclaudia Nunes de Lima, Edna Cristina do Prado

Resumo


O trabalho ora apresentado parte de estudos bibliográficos e documentais, visitas, observações e entrevista com os segmentos escolares: equipe gestora, professores e alunos, tendo como objetivo apresentar as análises da pesquisa na iniciação científica, concernente à gestão democrática relacionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede pública municipal de Maceió, Alagoas. Partindo da temática “Gestão e EJA”, o desenvolvimento da pesquisa visou esclarecer como a EJA vem sendo tratada pela equipe gestora da instituição de ensino. Essa por sua vez, desdobrou-se em especificidades como: a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a participação dos jovens e adultos nas Instâncias Colegiadas. Os estudos de Paro (1996), Lück (2002), Cury (2000), Pazetto; Whittman (1999), entre outros, foram usados como referencial teórico para subsidiar a análise, uma vez que, esses autores, ao contrário da visão restrita e burocratizada de administração escolar, afirmam que a gestão escolar deve passar a ser compreendida como mecanismo coletivo de tomada de decisões pelos diversos atores sociais que compõem o cenário escolar.

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ISSN: 1678-5622

e-ISSN: 1982-7660

Qualis: B3 Educação / B4 Ciências Ambientais; Enfermagem; Geografia, Psicologia, Saúde Coletiva

Indexadores e Bases de Dados: Latindex; EBSCO; Diadorim; Geodados.

Periódico incluído na Rede CARINIANA de Preservação Digital.

Fator de Impacto (Google Acadêmico): Índice h5: 3 / Mediana h5: 8

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