Revista de Educação Popular

A Revista de Educação Popular, publicação semestral da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis/Universidade Federal de Uberlândia, prioriza abordagens e análises que tratam sobre a produção nos campos da educação, da saúde e da cultura populares, por meio do acolhimento de diferentes linguagens e formas de registro, propiciando a socializaçao da produção acadêmica e dos movimentos sociais, de maneira a produzir a inserção de temas ou problemas da atualidade no processo de ensino, pesquisa e extensão da Universidade e a inclusão de conhecimentos produzidos pela academia no exame da realidade atual pelos movimentos sociais ou outras comunidades externas.

v. 13, n. 2 (2014): Revista de Educação Popular

Sumário

Apresentação

Apresentação PDF
Ismar da Silva Costa 7-8

Artigos

Formação integral nas residências multiprofissionais em saúde: uma experiência junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra PDF
Ana Carolina de Moraes Teixeira Vilela Dantas, Ilka Veras Falcão 10-24
A docência no contexto hospitalar: uma prática possível e necessária PDF
Andreia Straube Araújo, Gilmar de Carvalho Cruz 25-35
Sistematizar experiências para pensar a prática na educação social PDF
Karine dos Santos, Amanda Motta Castro 36-48
Educação comunitária para a participação na gestão democrática de Organização Não Governamental/Ong PDF
Deivis Perez 49-64
O reordenamento do mundo do trabalho e a formação do trabalhador em face da pedagogia das competências: elementos para uma crítica ontológica PDF
Alisson Slider do Nascimento de Paula, Kátia Regina Rodrigues Lima, Frederico Jorge Ferreira Costa, Emmanoel Lima Ferreira 65-80
Políticas públicas educacionais: a educação básica entre o prescrito e o real PDF
Gercina Santana Novais, Silma do Carmo Nunes 81-93
Análise do percurso escolar e o processo de delito dos assistidos pelo Programa Patronato Municipal da cidade de Guarapuava-PR PDF
Viviane Silveira Batista, Alessandro de Melo 94-108
O estudante do meio rural nas séries finais do ensino fundamental: olhares e revelações PDF
Zenilton Ribeiro Almeida, Lúcia Gracia Ferreira 109-123
Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias PDF
Flávia Gabriella Franco Mariano 124-132
Dialogando para além da cor da pele: concepções de estudantes negras do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia PDF
Clezilda Borges dos Santos 133-151
Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire. PDF
Sônia Ferreira de Jesús, Moabe Vieira 152-160
Educação e consciência histórica em Paulo Freire PDF
Rafael Domingues da Silva 161-171
Culturas de infância: crianças que habitam leis, culturas e brincadeiras PDF
Grazielle Eloísa Balduino, Myrtes Dias da Cunha 172-186

Relato de experiência

Implantação de experimentos ligados à ciência do solo em áreas de produtores rurais: um diálogo contínuo entre comunidade e universidade PDF
Eduardo do Valle Lima, Daniel Pereira Pinheiro, Patrícia da Silva Leitão Lima 187-197
Trilhas fenomenológicas no Instituto Terra, Aimorés-MG: tecendo educação ambiental e educação popular pelo viés da transdisciplinaridade PDF
Maria Aparecida Vianna Lodi 198-211
Haicai: uma experiência pedagógica com turmas de EJA PDF
Ires Figueiredo Souza 212-219
Paixão: uma porta de entrada para as mulheres no tráfico de entorpecentes PDF
Sionara Bodanese Wouters, Alana Bodanese Wouters, Monica Sarah Salomon 220-231


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 1678-5622

e-ISSN: 1982-7660

Qualis: B2 (Interdisciplinar; Ensino)

Indexadores e Bases de Dados: Latindex; EBSCO; Diadorim; Geodados.

Periódico incluído na Rede CARINIANA de Preservação Digital.