Edição Atual

v. 8 n. 1 (2021): UN SOLO CORAZÓN: 50 anos de caminhos do Grupo Cultural Yuyachkani

A Edição n. /2021 da Revista Rascunhos (GEAC/IARTE/UFU) é inteiramente dedicada ao Dossiê UN SOLO CORAZÓN: 50 anos de caminhos do Grupo Cultural Yuyachkani mais do que comemorar a longa e importância trajetória do Grupo Cultural Yuyachkani para o campo de estudos e práticas da cena, especialmente no território latino americano, configura-se também em um conjunto de reflexões sobre os modos de fazer, de pensar, de existir do Yuyachkani nestes 50 anos pelas falas de seus integrantes e por diversos outros artistas-pesquisadores latino americanos. A história de um grupo em plena atividade é movente, potente e continua em diálogo com o seu tempo.

Publicado: 2021-05-17

Edição completa

Dossiê Yuyachkani

Ver Todas as Edições

CHAMADA ABERTA: Estamos recebendo submissões para o Dossiê: A cibercultura e o retorno a casa:  comunicação e arte num mundo porvi. 

A proposta deste  Dossiê é reunir textos que apresentem reflexões sobre os novos contornos do mundo atual em que vivemos. Queremos pensar sobre estilos de produções artísticas  surgidas em meio aos contextos  remotos e pandêmicos que transformaram nossas formas de interação em rede dentro de uma economia global e um capitalismo informacional.

Em rede temos a possibilidade de integração de textos, imagens e sons num sistema de comunicação com alcance global e interativo, ou seja, novas formas artísticas estão em curso num ritmo acelerado e incerto. Nossas vidas estão integradas, cada vez mais,  às tecnologias de comunicação e recursos computacionais de informação conforme nossas necessidades. 

Ao pensar a as transformações nas artes cênicas e na produção cultural em uma sociedade em rede intensificadas por contextos pandêmicos de distanciamento social perguntamos: Quais os efeitos destas mudanças nas dinâmicas de produção artísticas? O que pode a casa e o espaço da intimidade nestes rearranjos culturais?

Nosso interesse com esta publicação  é pensar tais questões lançando uma chamada aberta com textos que ativem estudos, análises e provocações em torno da cibercultura e o retorno a casa,  a produção artística numa perspectiva doméstica e virtual. 

Esta edição contará com um suplemento: trata-se da 3ª edição da Revista Pausa na Rede, uma revista de artista que agencia produções artísticas em diferentes formatos a partir de uma convocatória internacional.

Sobre as linhas linhas temáticas  propostas:

a) Novos rearranjos sociais de produção cultural que ativem as residências como lugar de ação artística;

b) Possibilidades de ensino/pesquisa e extensão que atualizam a cena artística doméstica numa sociedade em rede e conectada em dimensões planetárias;

c) Projetos e eventos que articulem as artes da cena, a casa e a cibercultura;

d) O real e a experiência artística midiática.

Prazo para a submissão 31 de MAIO DE 2021.
Pedimos para que as/os interessadas/os façam os devidos cadastros e submissões diretamente no sistema da revista, seguindo as "Condições de Submissão".
Ao submeter seu trabalho, escolha a seção intitulada: A cibercultura e o retorno a casa
A folha de estilos da revista deve ser utilizada como modelo. O download pode ser feito clicando AQUI.

* Fluxo contínuo: Artigos originais oriundos de pesquisa de iniciação ciêntífica, mestrado, doutorado ou pós-doutorado na área de artes cênicas podem ser submetidos a qualquer momento pelo sistema de fluxo contínuo. A revista também aceita textos teatrais inéditos, resenhas, traduções e artigos em formatos audiovisuais diversos que obrigue expandir as políticas editorais para as artes da cena.

ATENÇÃO PARA O USO DA FOLHA DE ESTILOS DA REVISTA, disponível: aqui.