Foco e Escopo

Rascunhos é destinada à publicação de artigos, ensaios, entrevistas e peças teatrais com temáticas diversas, da área de Artes Cênicas e afins, como também números especiais propostos pelos integrantes do GEAC e outros artistas/pesquisadores que queiram propor dossiês específicos. Destina-se, também, à publicação de entrevistas, textos e traduções inéditxs em português e/ou espanhol, ainda que o texto possua publicações anteriores em outros idiomas.

§ Único: A autorização, a tradução e a revisão textual são de responsabilidades do tradutor.

Rascunhos é uma revista destinada à divulgação e intercâmbio das pesquisas conduzidas pelos membros do GEAC e de Instituições e artistas/pesquisadores parceiros. Assim sendo, contará com um Conselho Editorial responsável pela proposição e aplicação da política editorial da revista.

Rascunhos é uma revista eletrônica elaborada dentro do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, SEER, seguindo o padrão de publicação, submissão de conteúdo e avaliação contemplados pelo sistema, cuja consulta pode ser feita em <http://seer.ibict.br/>.

Processo de Avaliação pelos Pares

Para que um artigo científico seja publicado, deve passar por um procedimento de avaliação criteriosa, rigorosa e parmétrica assinada por revisores preparados, éticos, críticos e confiáveis. Os Pareceristas são escolhidos por seu reconhecido trabalho na área. Dá-se o nome de avaliação por pares cega quando os avaliadores não têm informações sobre os autores dos artigos e nem os autores são informados sobre quem participou da avaliação de seus trabalhos. Todo o processo desde a submissão até a publicação pode durar até 6 meses.

- Clique aqui e faça download do Roteiro de Avaliação -

A periodicidade da Revista Rascunhos é parcialmente semestral. Pois, dependendo da relevância dos temários propostos para os dossiês e dos acontecimentos relativos às políticas educacionais e artísticas, outros números poderão ser publicados como Edições Especiais.

Política de Acesso Livre

Histórico do periódico

A Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas - é o periódico online e de acesso gratuíto vinculado ao Grupo de Estudos e Investigação sobre Processos de Criação e Formação em Artes Cênicas (GEAC) - formado por Artistas-Docentes-Pesquisadores dos Cursos de Teatro e Dança da UFU e dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Artes. O GEAC é organizado em duas linhas de pesquisa: 1) Processos de Criação Cênica - Pesquisa sobre os processos de criação de espetáculos cênicos e performances.  2) Formação do Artista- Docente, nas quais os pesquisadores (docentes, discentes e técnicos) participam com seus projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão.