Rascunhos – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas

Rascunhos é uma publicação eletrônica, de periodicidade semestral, do Grupo de Estudos e Investigação sobre Processos de Criação e Formação em Artes Cênicas (GEAC) que reúne artistas-pesquisadores do Curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Prof.Artes da Universidade Federal de Uberlândia e de outras IES. Está ligada administrativamente ao Instituto de Artes da UFU, e sob gestão dos pesquisadores do GEAC.


Chamadas Abertas:


Fluxo Contínuo: SALA DE ENSAIOS

Artigos originais oriundos de pesquisa de mestrado, doutorado ou pós-doutorado na área de artes cênicas podem ser submetidos a qualquer momento pelo sistema de fluxo contínuo.


Chamada Dossiê: Poéticas do Corpo em Cena

A criação teatral compreende estudos sensíveis e resultados de processos que ativam o corpo em diferentes contextos criativos. Tomamos, aqui, contextos como campo de risco, surpresa, dúvida, medo, coragem e força, ou seja, marcas de intensidades que existem como modos de variação poética. Tocados por esta necessidade poética, sentimento alegre e afirmativo de aumento de potência de vida,  este dossiê  surge como   gesto  de escuta à diferentes ritmos de pensamento em torno dos afetos que ações de ensino, pesquisa e extensão singularizam em suas  táticas inventivas ao  buscarem  modos poéticos de se fazer o corpo na cena.

O prazo para envio dos textos é o dia 31 de outubro de 2018 por meio do sistema da revista Rascunhos, que tem diretrizes para autores no link: http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/about/submissions#authorGuidelines

ATENÇÃO: PRAZO PRORROGADO ATÉ 30/11/2018

Serão bem vindos artigos, ensaios, entrevistas, entre outras modalidades textuais:

 - Dramaturgias do corpo em cena;

 - O corpo como presença;

 - Escrituras e ações corporais;

 - Corpo e ética;

 - Técnica, treinamento e singularidade no corpo em cena;

 - Corpo e vida.

ATENÇÃO PARA O USO DA FOLHA DE ESTILOS DA REVISTA, disponível aqui.

v. 5, n. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]

O presente dossiê – Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas – toma contornos de luta e resistência desde que nasce, como resultante de um curso de extensão e de um seminário, até que chega ao final de sua edição, em pleno dezembro de 2018. As experiências apresentadas no Dossiê demonstram uma diversidade de tipologias e de modos do fazer cênico, sinalizando perspectivas fundamentalmente ancoradas em proposições que suscitam a participação dos aprendizes a partir da escuta, da observação e da inventividade.

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas

Paulina Maria Caon, Dirce Helena Bendevides de Carvalho
PDF
Maria Lucia de Souza Barros Pupo
PDF
Renata Ferreira da Silva
PDF
Denise Pereira Rachel
PDF
Thiago Camacho Teixeira
PDF
PDF
Adriana Moreira Silva
PDF
Daniel Santos Costa
PDF
, Wellington Menegaz
PDF
Luciana Hartmann,
PDF
Diego de Medeiros Pereira, Maria Jade Pohl Sanches
PDF
PDF
Daniely Peinado dos Santos
PDF
Neila Cristina Baldi, Oneide Alessandro Silva Santos
PDF
PDF
PDF
Ricardo Carvalho de Figueiredo
PDF
PDF