Revistas

  • Revista Brasileira de Cartografia

    Avaliações Qualis Periódicos 2013-2016


    GEOGRAFIA A2 | GEOCIÊNCIAS B2 | PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA B1 | ENGENHARIAS I B2 | ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN B2 | CIÊNCIAS AMBIENTAIS B3

  • BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS (BEJOM)

    O BEJOM é um periódico semestral que recebe propostas para publicação de artigos relevantes e inéditos nas áreas de educação, estatística, matemática pura e aplicada.  O periódico aceita trabalhos escritos na língua portuesa, na língua espanhola ou na língua inglesa. 

  • Revista Heterotópica

    A Análise do Discurso consolidou-se nas últimas três décadas, especialmente no Brasil, como um campo profícuo nos estudos linguísticos que sustentam a articulação de seu objeto, a língua, com a exterioridade. A relação entre língua, sujeito e história, própria dos estudos discursivos, alavancou inúmeras pesquisas e trabalhos que tratam de aspectos e problemáticas caros à sociedade, como a política (o discurso político), a mídia (o discurso midiático), a educação (o discurso pedagógico), a história (os discursos históricos e sociais) etc., articuladas entre si .


    Nesse cenário, a Revista Heterotópica, criada em 2018 e com a primeira publicação prevista para o primeiro semestre de 2019, surgiu de uma iniciativa do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos – LEDIF-UFU visando a contribuir para a difusão e visibilidade dos trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em Análise do Discurso e, assim, fortalecer os estudos linguísticos discursivos.

  • Téssera

    Estão abertas as submissões de artigos e resenhas para o segundo número da Téssera, revista do GT da ANPOLL "Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais". A temática é livre, desde que a pesquisa se desenvolva a partir do campo dos Estudos do Imaginário, cuja base epistemológica está pautada no pensamento de Carl Gustav Jung, Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Ernest Cassirer, Roger Caillois, Eleazar Mielietinski, Franco Crespi, Gary Greenberg, J.W. Rogerson, Joseph Campbell, K. K. Ruthven, Mircea Eliade, Jean-Jacques Wunenburger, Alberto Filipe Araújo, bem como no exercício da crítica por Pierre Brunel, Jean Burgos, Jean-Pierre Richard, Georges Poulet, dentre outros.

    Consulte com atenção as diretrizes para o autor em: http://www.seer.ufu.br/index.php/tessera.

    Prazo de submissão: 31/03/2019

  • Paradoxos

    A revista Paradoxos é uma publicação semestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia  que tem como objetivo discutir temas relacionados á  tecnologia, comunicação e educação a partir de uma ótica interdisciplinar.


    A presente revista possui um comprometimento, logo em sua composição editorial, com a interdisciplinaridade, bem como pela propagação de trabalhos inéditos e de referência na interface entre tecnologia, comunicação e educação. Nossa meta é ser um importante ator nesse movimento que, no limite, é o próprio movimento da ciência.


    A publicação tem acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, favorecendo a disseminação do conhecimento científico e o acesso a informação por todas as pessoas, viabilizando uma efetiva Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia.

  • Observatorium: Revista Eletrônica de Geografia

    A Revista Observatorium é um espaço democrático e plural criado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para que alunos de graduação, mestres, doutores e profissionais, desta ou de outras instituições, possam publicar suas pesquisas e/ou experiências na área de Geografia ou ciências afins. Essa semente foi lançada, e temos a esperança que floresça e frutifique, consolidando a Revista Observatorium como veículo que subsidie a realização de novas pesquisas e planejamentos de atividades junto à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e científico das áreas do conhecimento envolvidas.

  • Revista Primordium

    ISSN: 2526-2106      Ano de fundação: 2016      Periodicidade Semestral


    A Revista Primordium é um Periódico Eletrônico vinculado ao Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, que tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca de Filosofia e Estudos Clássicos (Grego e Latim), assumindo a tarefa de ser um instrumento de divulgação do conhecimento científico produzido a partir de pesquisas discentes de programas de graduação e pós-graduação em Filosofia e Estudos Clássicos.


     Recebimento de submissões aberto em fluxo contínuo!


     ** Acesse no N.3 do vol.2, a Entrevista com Prof. Adriano Correia Silva (UFG-GO), presidente da ANPOF (2017-2018). http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/41192 

  • Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica

    A Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica é um periódico científico quadrimestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O mesmo está dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Tem como objetivo incentivar à  investigação e o debate acadêmico acerca dos processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, formação de professores, práticas de ensino, aspectos históricos, biografias e fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino numa perspectiva materialista dialética; prestando-se como instrumento de divulgação do conhecimento, especialmente, nas áreas de didática e psicologia pedagógica, tendo, como aspiração: a) Divulgar pesquisas e textos de caráter científico nas áreas de Didática e Psicologia Pedagógica; b) Fomentar intercâmbio de estudos em sua especialidade com outras instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres.



    • Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação

    • Ano de fundação: 2015

    • E-ISSN: 2526-7647 (on-line)

    • E-mail: revistaobutchenieufu@gmail.com

    • Unidade: Faculdade de Educação / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

  • Revista MiP Management in Perspective

    Olá! A revista MiP é uma publicação eletrônica da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que publica artigos da área de Administração. O objetivo é publicar estudos interdisciplinares que estabeleçam um diálogo teórico, metodológico ou da prática entre a administração e outras áreas de conhecimento.


    A revista MiP aceita artigos em fluxo contínuo. Veja as condições para submissão aqui.  Para submeter um artigo, utilize nossa Folha de Estilo, disponível aqui.


    O uso da Folha de Estilo para a submissão é opcional. Caso você opte por não adotar esta Folha de Estilo no momento da submissão, informamos que, posteriormente, será solicitada a utilização dessa Folha de Estilo para todos os artigos que forem aprovados no processo de avaliação.

  • Revista GTLex

    A Revista GTLex é uma revista eletrônica dedicada aos temas da Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Terminografia e Onomástica, com publicação semestral. O número do primeiro semestre é temático, o do segundo semestre, atemático.


    Estamos recebendo artigos para o quinto número da Revista GTLex, atemático.


     


    A revista aceita artigos em fluxo contínuo. Veja as condições para submissão aqui. Para submeter um artigo, utilize nossa folha de estilo, disponível aqui.

  • Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas

    Rascunhos é uma publicação eletrônica, de periodicidade semestral, do Grupo de Estudos e Investigação sobre Processos de Criação e Formação em Artes Cênicas (GEAC) que reúne artistas-pesquisadores do Curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Prof.Artes da Universidade Federal de Uberlândia e de outras IES. Está ligada administrativamente ao Instituto de Artes da UFU, e sob gestão dos pesquisadores do GEAC.

  • Em Extensão

    Em Extensão é uma publicação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) / Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e destina-se à  divulgação de trabalhos de extensão universitária. Os textos publicados neste periódico apresentam conteúdo interdisciplinar vinculado às áreas temáticas estabelecidas no Plano Nacional de Extensão (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho) e convergem para a intensificação da interação dialógica entre os saberes e do papel formativo-pedagógico da extensão para os sujeitos envolvidos no processo extensionista.

  • Revista História & Perspectivas

    A Revista História & Perspectivas publica artigos acadêmicos inéditos, resultados de trabalhos de pesquisa histórica em diferentes temporalidades articulados às ciências humanas. Também está aberta a receber contribuições vinculadas `às propostas de trabalho em diferentes instituições e movimentos sociais, tais como entrevistas, documentos históricos, traduções e resenhas na área de História e afins; por meio dessas ações busca-se fomentar o diálogo entre diferentes instituições nacionais e estrangeiras e difundir experiências de produção de conhecimentos, firmando os princípios do debate plural e interdisciplinar.


     

  • Revista de Educação Popular

    A Revista de Educação Popular é uma publicação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), Universidade Federal de Uberlândia (UFU). De periodicidade quadrimestral, a revista visa a publicação de textos que priorizam abordagens e análises sobre a produção (teórica e prática) nos campos da educação, da saúde e da cultura populares, nas modalidades artigo, relato de experiência e comunicação.  

  • Perspectivas em Psicologia

    A Revista Perspectivas em Psicologia tem por finalidade publicar trabalhos originais na área de psicologia e áreas afins.

    The Revista Perspectivas em Psicologia - Psychology Perspectives Journal aims to publish original works about Pyschology and related fields.

  • DiversaPrática

    A revista DiversaPrática é uma publicação semestral eletrônica da Divisão de Formação Docente da Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Seu objetivo é promover a discussão interdisciplinar, o aprofundamento teórico e a troca de experiências pedagógicas nas diversas áreas do saber. A DiversaPrática publica artigos científicos inéditos, aprovados por avaliação em pares, sobre estudos e pesquisas acerca de temas relacionados prática docente universitária, resenhas de livros e entrevistas. A revista aceita artigos em português, espanhol e inglês.

     


    DiversaPrática is an electronic journal of the Division for Teaching Formation of the Board for Teaching and Education of the Provost for Undergraduation Courses. Its objective is to promote a space for interdisciplinary discussion, theoretical deepening, and also for spreading information and exchanging classroom experiences from various areas of knowledge. DiversaPrática publishes peer-reviewed original papers which report studies and researches related to themes of interest for the university teaching. We also publish critical book reviews and interviews. We accept texts in Portuguese, Spanish and English.

     


    La DiversaPrática es un periódico semestral electrónico de La División de Formación Docente de la Dirección de Enseñanza del Pro-Rectorado de Grado de Universidad Federal de Uberlândia. Su objetivo es brindar un espacio de discusión interdisciplinaria y de profundización teórica, circulación de informaciones e intercambio de experiencias pedagógicas en las diversas áreas de los saberes. La DiversaPrática publica trabajos científicos originales aprobados en evaluación por pares que relaten estudios y investigaciones sobre temas de interés para la práctica docente universitária, revisiones críticas de libros y entrevistas. Son publicados textos en portugués, español y inglês.

     

    EMAIL: diversapratica@prograd.ufu.br
  • REVISTA CR͍TICA E SOCIEDADE

    CR͍TICA E SOCIEDADE: revista de cultura política é uma revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e ao Núcleo de Pesquisa em Ciênicas Sociais (NUPECS) da Universidade Federal de Uberlândia.

  • Domínios de Lingu@gem

    A Domínios de Lingu@gem é uma revista eletrônica dedicada aos temas da Linguística Teórica e Aplicada, com publicação trimestral. Os números do primeiro e terceiro trimestre são atemáticos, os do segundo e quarto, temáticos.


     


    ATENÇÃO! A DOMÍNIOS DE LINGU@GEM NÃO TRABALHA COM FLUXO CONTÍNUO DE ARTIGOS. FAVOR VERIFICAR A CHAMADA ATUAL ABAIXO.


     


    Chamada - Números atemáticos (2020/1 e 2020/3).


    Prazo de submissão: 15/03/2019. Novo prazo de submissão: 31/3/2019.


    ATENÇÃO PARA O USO DA FOLHA DE ESTILOS DA REVISTA, disponível aqui.

  • Ensino em Re-Vista

    ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico Científico dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais. Divulga resenhas de livros e traduções. Anualmente, publica um dossiê temático, organizado por pesquisadores da área-tema, trazendo artigos de especialistas convidados – brasileiros e estrangeiros – e abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação.



    • Qualis: B2 em Educação / A2 em Ensino

    • Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação

    • Ano de fundação: 1992

    • E-ISSN: 1983-1730 (versão eletrônica)

    • E-mail: ensinoemrevista@gmail.com

    • Unidade: Faculdade de Educação / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

  • Horizonte Científico

    Submissões encerradas


    A revista Horizonte Científico é um veículo de divulgação da produção acadêmica gerada nos programas de iniciação científica da Universidade Federal de Uberlândia. A iniciativa de editar a revista nasceu entre os docentes pesquisadores da Comissão de Iniciação Científica da UFU, no cumprimento de suas atribuições na Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação. Espera-se que o formato eletrônico da revista proporcione facilidade, agilidade e extensão ampla no acesso aos resultados das investigações desenvolvidas nos projetos de iniciação científica da UFU, tanto no âmbito interno como no externo. A intenção é a de alcançar não apenas as instituições acadêmicas, mas também outros agentes sociais que tenham interesses científicos, incluindo as escolas de ensino médio. Dessa forma, o Comitê entende que a revista, além de ser um instrumento de estímulo e valorização da prática científica, estará comprometida com as diversas demandas sociais por conhecimento científico presentes na sociedade.
     

  • Olhares & Trilhas

    A Olhares & Trilhas (ISSN:1983.3857 - online) é o periódico quadrimensal da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), avaliado como B1 na Área de Ensino no quadriênio Qualis/Capes 2013-2016, e seus números são publicados em abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista objetiva a publicação de artigos, relatos de experiências e de pesquisas, resenhas, galerias e outras produções de professores e pesquisadores em todos os níveis e modalidades de ensino.

  • Artcultura

    Revista ArtCultura.

    ISSN versão impressa:1516-8603

    ISSN versão on-line: 2178-3845
  • Revista Economia Ensaios

    Chamada de artigos para número especial da Revista Economia Ensaios


    Agronegócio e Desenvolvimento Rural no Cerrado Brasileiro


     


    A Revista torna pública a chamada de artigos para compor um número
    especial com trabalhos científicos sobre agronegócio e desenvolvimento
    rural no Cerrado Brasileiro.



    Para este número especial, a Revista Economia Ensaios convida os autores a
    submeterem seus trabalhos até o dia 30/06/2019.


     


    No caso desse número especial, os artigos devem ser submetidos no e-mail
    ecoensaios@ufu.br, identificado como "Submissão Edição AGRO".



    Eventuais dúvidas sobre essa chamada de artigos podem ser dirigidas ao Prof.
    Filipe Prado, no e-mail filipe.prado@ufu.br.


    Obs.: A previsão é publicar o número especial no final de 2019.


     


    Editores do número especial:


    Prof. Dr. Filipe Prado Macedo da Silva
    Prof. Dr. Clésio Marcelino de Jesus

  • Cadernos de História da Educação

    O periódico Cadernos de História da Educação tem periocidade quadrimestral, com publicação de aproximadamente quarenta e cinco artigos anualmente. Os autores são pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de História da Educação, vinculados a diferentes instituições universitárias no país e no exterior. O periódico está classificado no estrato A2 do Qualis/Capes (Área de Educação, 2013-2016). O fluxo de recebimento de propostas é contínuo, com possibilidade de submissão de originais redigidos em português, inglês, espanhol, francês e italiano, com foco específico na área de História da Educação. O conteúdo publicado no periódico interessa principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados à temática da História da Educação, mas, também, a todos aqueles que se preocupam em conhecer os avanços do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas. O periódico não cobra qualquer valor dos autores para submissão, processamento e publicação dos artigos.


    ISSN: 1982-7806 (On Line)

  • ouvirOUver

    A revista ouvirouver está com chamada de submissões
    abertas, em fluxo contínuo, para colaborações
    inéditas em temáticas livres nas áreas de Artes:
    Artes Cênicas, Artes Visuais e Música.
    CHAMADA PARA ARTIGOS
    /
    MODALIDADES DE TRABALHOS

    / Normas para Submissão:
    LINK PARA BAIXAR O TEMPLATE
  • Caderno Espaço Feminino

    CADERNO ESPAÇO FEMININO é uma publicação do Núcleo de Estudos de Gênero, do Instituto de História (INHIS) da Universidade Federal de Uberlândia.

  • EDUCAÇÃO E FILOSOFIA

    ISSN Impresso: 0102-6801  e  ISSN Eletrônico: 1982-596X


    A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia  em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 12 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2 em Educação, e B1 em Filosofia.


    Educação e Filosofia somente recebe e tramita para publicação, um trabalho original por vez para cada um dos autores ou coautores, brasileiros e estrangeiros, desde que doutores, nas áreas de Educação e ou Filosofia.


    Acesse a página de Educação e Filosofia no Facebook, curta e acompanhe nossas publicações. https://www.facebook.com/EducacaoeFilosofia/?fref=ts

  • Letras & Letras

    A Letras & Letras é uma revista eletrônica dedicada aos temas da Linguística, Letras e Literatura, com publicaÇÃO semestral. Ambos os números da revista são temáticos.


    Estamos recebendo artigos para publicação no(s) seguinte(s) número(s) temático(s):


    v. 35, n. 2, segundo semestre 2019: "TRANSLATION EVALUATION / EVALUACIÓN DE TRADUCCIONES / AVALIAÇÃO DE TRADUÇÕES"Veja a ementa aqui.


     


     


    ATENÇÃO PARA AS NORMAS DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS! CONSULTE A SEÇÃO SOBRE > SUBMISSÕES ONLINE. ATENÇÃO PARA O USO DA FOLHA DE ESTILOS DA REVISTA, disponível aqui.