Violência por parceiro íntimo em mulheres que vivem com HIV

Revisão integrativa

  • Jaqueline Rodrigues Stefanini Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto - SP
  • Berenice Juan-Martínez Universidad del Papaloapan, Oaxaca, México
  • Débora Tatiane Góes Silva Universidade de São Paulo, USP, Ribeirão Preto - SP
  • Marciana Gonçalves Farinha Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.
Palavras-chave: Violência Contra a Mulher, HIV, Violência Por Parceiro íntimo, Ética

Resumo

Este trabalho buscou analisar as publicações científicas quanto a descrição dos aspectos éticos na realização dos estudos e as implicações da violência na saúde de mulheres que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Revisão integrativa de publicações no período de 2011 a 2018, de acordo com critérios de inclusão e exclusão, nas bases PubMed, Web of Science e PycInfo. Obteve-se 12 artigos atenderam aos critérios de inclusão. Pudemos comprovar a exposição da mulher que vive com HIV à violência e suas consequências. Todos os artigos pesquisados apresentam algum cuidado ético. As mulheres que vivem com HIV estão expostas à vitimação de diferentes formas e contextos, implicando na necessidade de aprimorar estudos acerca de estratégias de enfrentamento e prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Rodrigues Stefanini, Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto - SP

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.

Berenice Juan-Martínez , Universidad del Papaloapan, Oaxaca, México

Doctora en Ciencias de Enfermería. Profesor Investigador de Tiempo Completo en la Universidad del Papaloapan, Oaxaca, México.

Débora Tatiane Góes Silva, Universidade de São Paulo, USP, Ribeirão Preto - SP

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Marciana Gonçalves Farinha, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

Doutora, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Publicado
2020-01-09
Como Citar
Rodrigues Stefanini, J., Juan-Martínez , B., Góes Silva, D. T., & Gonçalves Farinha, M. (2020). Violência por parceiro íntimo em mulheres que vivem com HIV. Perspectivas Em Psicologia, 23(2), 197 - 212. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/52252