Música no desenvolvimento da criança na educação infantil

  • Guilherme Saramago de Oliveira
  • Anderson Oramisio Santos Fundação Carmelitana Mário Palmério – FUCAMP, Monte Carmelo – MG
Palavras-chave: Educação Infantil, Música, Desenvolvimento, Aprendizagem, Professor

Resumo

A abordagem sobre a importância da música para o desenvolvimento de crianças na educação infantil implica em análises sobre a maneira como a música é explorada na escola e como sua utilização pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Objetivou-se analisar a música como uma prática social, bem como sua importância no desenvolvimento cognitivo da criança. Posteriormente, são feitas considerações sobre como os docentes devem se portar perante estas situações em seu cotidiano e como podem aprimorar suas metodologias de ensino com a utilização da música.
Este trabalho se justifica na necessidade de analisar a eficiência da música como parte de uma
metodologia de ensino que vise o desenvolvimento cognitivo na educação infantil. A
metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica sobre a
temática abordada. Por fim, constata-se por meio deste estudo, que a música desempenha um
papel importante no desenvolvimento cognitivo infantil, pois, atua de forma benéfica junto
aos sistemas sensoriais e motores da criança, além de estimular suas formas de expressão e
interação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Fundação Carmelitana Mário Palmério – FUCAMP, Monte Carmelo – MG

Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente dos cursos de pós-graduação lato sensu FUCAMP e UNIPAC.

Publicado
2020-01-02
Como Citar
Saramago de Oliveira, G., & Santos, A. O. (2020). Música no desenvolvimento da criança na educação infantil. Perspectivas Em Psicologia, 23(2), 57 - 69. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/52212