Impactos da violência doméstica em filhas adolescentes de mulheres agredidas

  • Isadora Oliveira Rocha Universidade Federal de Catalão - UFCAT
  • Gláucia Ribeiro Starling Diniz Universidade de Brasília – UnB – Brasília – DF
Palavras-chave: Violência Doméstica, Impacto, Adolescência, Saúde Mental

Resumo

A violência doméstica afeta mais do que a mulher agredida. O objetivo da presente pesquisa feminista foi compreender se e como a violência doméstica sofrida pela mãe, influencia na vida e na saúde de sua filha adolescente. Na metodologia de pesquisa utilizada, as adolescentes preencheram um questionário demográfico e entrevistas semiestruturadas individuais com estas foram realizadas. As mães também foram entrevistadas. A hipótese de que as adolescentes sofrem múltiplos impactos por presenciarem as mães em situações de violência pode ser confirmada. As violências sofridas pelas mães repercutem diretamente nas vidas de suas filhas. Não é incomum, portanto, que as adolescentes tornem-se vítimas diretas de violência(s) neste cenário. A violência doméstica é fator determinante de adoecimento de todo núcleo familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Oliveira Rocha, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Mestra em Psicologia Clínica e Cultura, pelo Programa de Psicologia Clínica e Cultura, Departamento de Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), 2017. É psicóloga (Bacharelado e Licenciatura), formada na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (2014).

Gláucia Ribeiro Starling Diniz, Universidade de Brasília – UnB – Brasília – DF

Possui graduação em Psicologia (Graus de Bacharel e Psicóloga) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981); Especialização em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde de Minas Gerais/UFMG/FIOCRUZ (1983); Mestrado (1990) e Doutorado (1993) no Marriage And Family Therapy Program - United States International University, hoje Alliant International University, San Diego, California, EUA .

Publicado
2020-01-02
Como Citar
Oliveira Rocha, I., & Ribeiro Starling Diniz, G. (2020). Impactos da violência doméstica em filhas adolescentes de mulheres agredidas. Perspectivas Em Psicologia, 23(2), 17 - 39. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/52210