O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR: DO ABSTRATO AO CONCRETO

  • Noádia Munhoz Pereira Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: didática, desenvolvimento do pensamento, teoria histórico-cultural, infância.

Resumo

O artigo analisa que, embora as crianças pequenas desenvolvam o pensamento teórico por meio da assimilação do conhecimento teórico, o aspecto genético é essencial para a operação desse mesmo pensamento, sendo assim, os estudos da teoria do ensino desenvolvimental, em específico, do sistema didático Elkonin-Davydov explora a hipótese do método geral para análise e solução de problemas escolares partindo de tarefas concretas, compreendendo a articulação entre o todo e as partes e vice-versa.Se expressa aqui conceitos sobre a tradição da teoria histórico-cultural fundamentada no materialismo histórico e dialético, visto que, desperta a orientação científica do pensamento dialético mental/abstrato e material/concreto da infância em atividade laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noádia Munhoz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

Barbosa, M. C.S. & Horn, M. G.S. (2008) Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed.

Davydov, V.V. (1998). Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na Psicologia. In: Revista Soviet Education, August/Vol XXX, N° 8, Davídov, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso.

Kishimoto, T. M. (Org). (1998). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira.

Lazaretti, L. M. Daniil Borisovich Elkonin: a vida e as produções de um estudioso do desenvolvimento humano. (2013) In: Longarezi, A. M. & Puentes, R. V (Orgs). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. (p.203-231). Uberlândia: EDUFU.

Libâneo, J. C. (2004). A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov. In: Revista Brasileira de Educação. Nº27. Set/out. https://doi.org/10.1590/s1413-24782004000300002.

Libâneo, J. C. & Freitas, R., A. M. (2013). Vasilyevich Davidovy: escola e a formação do pensamento teórico-científico. Longarezi, A. M. & Puentes, R. V (Orgs). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. (pp.327-362), Uberlândia: EDUFU.

Oliveira, Z, R. (2007). Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo. Cortez. (Coleção Docência em Formação).

Mello, M. A. & Campos, D. A. (2013). Bases conceituais da obra de A. V. Petrovsky: implicações nos processos de ensinar e aprender na escola. In: Longarezi, A. M. & Puentes, R. V (Orgs). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. (pp.263-281), Uberlândia: EDUFU.

Puentes, R. V. & Longarezi, A. M.(2013). A didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da psicologia histórico-cultural da atividade. Educação em Revista, 29(1), p. 241

Vigotski, L. S. (2010). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone.

Publicado
2017-06-26
Como Citar
Pereira, N. M. (2017). O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR: DO ABSTRATO AO CONCRETO. Perspectivas Em Psicologia, 21(1). https://doi.org/10.14393/PPv21n1a2017-11