TOMADA DE DECISÃO: UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA PARA A CONDUÇÃO DE TAREFAS EM ESQUEMAS CONCORRENTES

Autores

  • Fernanda Calixto Universidade Federal de São Carlos.
  • Giovana Escobal Universidade Federal de São Carlos
  • Nassim Chamel Elias Universidade Federal de São Carlos.
  • Celso Goyos Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv20n1a2016-12

Palavras-chave:

Tomada de decisão, Comportamento de Escolha, Atraso do reforço.

Resumo

A utilização de ferramentas informatizadas pode auxiliar no planejamento de estudos que investigam o comportamento de escolha, uma vez que, possibilitam o planejamento e condução das sessões, o controle experimental e o registro dos dados obtidos. O objetivo da presente pesquisa é apresentar uma ferramenta informatizada que possibilitaa criação de tarefas experimentais nas quais estímulos concorrentes sejam seguidos por consequências apresentadas com diferentes atrasos e quantidades. Além disso, a ferramenta possibilita a avaliação de preferência de vídeos e figuras e a utilização dos mesmos como consequência do comportamento de escolha. A ferramenta foi validada na condução de estudos e por meio de um questionário que avaliou o nível de satisfação de duas pesquisadoras com a ferramenta. Ambas relataram estarem satisfeitas na condução de suas respectivas pesquisas com a utilização da ferramenta informatizada.

Biografia do Autor

  • Fernanda Calixto, Universidade Federal de São Carlos.
    Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos
  • Giovana Escobal, Universidade Federal de São Carlos
    Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.
  • Nassim Chamel Elias, Universidade Federal de São Carlos.
    Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.
  • Celso Goyos, Universidade Federal de São Carlos.
    Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2016-09-07

Como Citar

TOMADA DE DECISÃO: UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA PARA A CONDUÇÃO DE TAREFAS EM ESQUEMAS CONCORRENTES. (2016). Perspectivas Em Psicologia, 20(1). https://doi.org/10.14393/PPv20n1a2016-12