Foco e Escopo

A Revista Perspectivas em Psicologia tem por finalidade publicar trabalhos originais na área de psicologia, que se encaixam em uma das categorias:

a) Artigos (10-25 páginas): relatos de pesquisas originais, baseadas em investigações sistemáticas e completas. Também serão aceitos, porém em número restrito, artigos teóricos ou de revisão com análise crítica e oportuna de um corpo abrangente de investigação, relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento da Psicologia, preferencialmente numa área de pesquisa para a qual o(a) autor(a) contribui.

b) Comunicações livres (5-9 páginas): relatos breves de pesquisa ou de experiência profissional com evidências metodologicamente apropriadas; manuscritos que descrevem novos métodos ou técnicas serão também considerados.

c) Resenhas (2-4 páginas): revisão crítica de obra recém publicada, orientando o(a) leitor(a) quanto as suas características e usos potenciais. Autores devem consultar o Editor Responsável antes de submeter resenhas ao processo editorial.

A Revista Perspectivas em Psicologia é semestral e publica trabalhos preferencialmente em português ou espanhol, podendo, a critério do Conselho Editorial, publicar trabalhos em inglês ou francês.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais serão aceitos para avaliação desde que não tenham sido enviados para nenhum outro periódico e/ou publicados anteriormente em eventos, preservando o caráter inédito do artigo, e que venham acompanhados de carta de encaminhamento, assinada por todos os autores do trabalho, solicitando publicação na Revista.

O processo editorial só terá início se os manuscritos encaminhados obedecerem às condições das Instruções. Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, inclusão de carta ou outros documentos, antes mesmo de serem submetidos à pré-análise da Comissão Editorial e à posterior avaliação de mérito do trabalho pelos revisores.

A Revista verificará, por meio de uma ferramenta de detecção de plágio, todos os artigos submetidos antes de enviar para a revisão por pares.

A Revista Perspectivas em Psicologia publica semestralmente.

Periodicity

Perspectives in Psychology is a biannual journal.

Política de Acesso Livre

Open Access Policy

This journal provides immediate open access to its content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge.

Editores da Revista: Dr. Moisés Fernandes Lemos e Profa. Dra. Marciana Gonçalves Farinha

UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Reitor: Dr. Valder Steffen Júnior

Instituto de Psicologia

Diretora: Dra. Áurea de Fátima Oliveira

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Coordenador: Dr. Ederaldo José Lopes

Coordenadora: Dra. Tatiana Benevides Magalhães Braga

UFCAT - Universidade Federal de Catalão

Reitora: Profa. Dra. Roselma Luchese

Coordenador do Curso de Psicologia: Prof. Tiago Ribeiro Nunes

UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Reitor: Prof. Dr. Luiz Fernando Resende dos Santos

Instituto de Educação, Artes, Letras, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS

Diretor: Dr. Wagner da Silva Teixeira

Coordenador: Prof. Dr. Tiago Rodrigues Rocha

Histórico do periódico

Perspectivas em Psicologia, é uma Revista interinstitucional dos Cursos de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Catalão e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Journal History
Perspectives em Psicologia, is an Interinstitutional Journal of Psychology Courses of the Federal University of Uberlândia, Federal University of Catalão and Federal University of Triangulo Mineiro.