Discurso Político em Site de Rede Social: O Caso da Fanpage do Tribunal Superior Eleitoral

Palavras-chave: Análise do Discurso, Facebook, Discurso Político, Eleições 2018, Tribunal Superior Eleitoral

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o conteúdo informativo de uma postagem publicada na fanpage do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A publicação analisada aborda sobre a divulgação de fake news nas redes sociais e o papel do TSE diante das ocorrências de notícias falsas no processo eleitoral de 2018. Diante disso, para refletir sobre essas questões, tem-se a seguinte problemática: “Como o conteúdo informativo na fanpage do TSE contribuiu para reforçar os discursos políticos que permearam as eleições de 2018 no Brasil?”. A abordagem metodológica utilizada é a Análise de Discurso Mediado pelo Computador (ADMC), proposta por Susan Herring (2004) e Raquel Recuero (2013), para obter dados que comprovam a materialização e o reforço dos discursos políticos defendidos pelos eleitores brasileiros que interagem com a fanpage do TSE.

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Biografia do Autor

Karen dos Santos Correia, Universidade da Amazônia – UNAMA - Amazonas - Brasil

Universidade da Amazônia – UNAMA - Amazonas - Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4150-0648
Endereço currículo Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9313626842801953
E-mail: karenletrasrp@gmail.com

Analaura Corradi, Universidade da Amazônia – UNAMA - Amazonas - Brasil

Universidade da Amazônia – UNAMA - Amazonas - Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0432-1875
Endereço currículo Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1114323930575998
E-mail: corradi7@gmail.com

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Universidade da Amazônia – UNAMA - Amazonas - Brasil

Universidade da Amazônia – UNAMA - Amazonas - Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5048-6692
Endereço currículo Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5101210815023238
E-mail: rp.douglas@hotmail.com

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Publicado
2019-12-31