O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em \"Comentários ao Editor\".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  •  texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O texto ora submetido não apresenta plágio de outros textos nem autoplágio de texto(s) do(s) autor(es).

Diretrizes para Autores

Não há custos para os autores na submissão e publicação de seus artigos na revista Paradoxos / There are no costs to the authors when submitting and publishing their articles in Paradoxos.

Informamos que todos os textos submetidos à revista Paradoxos são escrutinados para o impedimento de plágio./ Please be advised that all texts submitted to the Paradoxos journal are scrutinized for the prevention of plagiarism.

 

DAS NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

 

A revista Paradoxos é uma publicação semestralÂvinculada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia destinada a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área.  A publicação aceita colaborações de trabalhos originais e inéditos, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de artigo, ensaio ou resenha. Os textos enviados não poderão estar em processo de avaliação por outras publicações e nem podem ser submetidos a outras revistas enquanto estiverem sendo avaliados pela Paradoxos.

A revista aceita artigos em português, inglês e espanhol, respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada caso.

§ 1º Se o(s) autor(es) achar(em) necessário, poderá(ão) indicar se o trabalho é resumo de dissertação ou tese; se o mesmo está vinculado a outros projetos, se obteve auxílio para a realização do projeto; enfim, quaisquer outros dados relativos à produção de material. No caso de resumos de dissertações ou teses, indicar (no texto final) o título da mesma, instituição onde defendeu o projeto e data de defesa.

 

§ 2º É proibida a tradução de artigos publicados na Revista para outro idioma sem a autorização da Diretoria.

 

§ 3º Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está/estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, seguindo as diretivas Creative Commons adotadas pela revista; o autor concorda com as diretrizes editoriais da Revista e, além disso, assume que o texto foi devidamente revisado.

 

§ 4º Dois membros da Comissão Científica (ou pareceristas ad hoc, caso o assunto do material não se encaixe nas áreas de especialidade dos membros da comissão) emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro da Comissão Científica ou a um parecerista ad hoc.

 

§ 5º Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem as modificações sugeridas e, num prazo de trinta dias, os textos corrigidos devem ser enviados de volta à Revista.

 

§ 6º Haverá uma segunda (ou terceira) rodada(s) de avaliação para todos os trabalhos para os quais os pareceristas requisitaram revisão.

 

§ 7º Será permitida a publicação de um artigo por autor(es) ou co-autor (es) em cada número da revista.

 

§ 8º A revista aceitará trabalhos de graduandos/graduados e mestrandos, desde que com outro autor com titulação mínima de mestrado.

 

§ 9º Cada autor só poderá publicar um artigo por ano na revista.

 

§ 10º O(s) organizador(es) de uma edição temática não poderá(ão) publicar artigos de sua autoria; o(s) mesmo(s) deverá(ão) redigir a apresentação da edição.

 

§ 11º Para evitar endogenia, a revista não aceitará uma porcentagem maior que 20% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Uberlândia. Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.

 

3. Envio de originais:

O material para publicação, em formato .doc ou .rtf, deve ser enviado através do site da revista. O autor necessita cadastrar-se primeiro.

Os artigos e ensaios deverão ter de 10 a 15 páginas (25.000 a 35.000 caracteres) e as resenhas de 3 a 7 páginas (7.000 a 16.000 caracteres). Os trabalhos deverão ser iniciados por um resumo em português, em inglês e em espanhol, digitado em corpo 12, espaçamento simples, contendo de 05 a 10 linhas. Em seguida, o autor deve apresentar de três a cinco palavras chaves em português, em inglês e em espanhol.

- Os arquivos deverão ser enviados em formato.doc ou compatíveis, com a página configurada da seguinte forma: papel A4, com margens esquerda e inferior de 2,5 cm e direita e superior de 3 cm;

 - Fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, com espaçamento 1,5;

 - Títulos em negrito, caixa alta e baixa, com fonte Times New Roman, corpo 14;

 - Intertítulos em negrito, caixa alta e baixa, com fonte Times New Roman, corpo 12;

 - As citações referenciais devem ser identificadas entre parênteses no texto, colocando o sobrenome do autor (com todas as letras em maiúsculo), o ano e a página, de acordo com o seguinte exemplo: (SOBRENOME, ano, p. xx).

 - Citações com menos de quatro linhas deverão ser incorporadas ao corpo do texto. Citações com mais de quatro linhas deverão vir em parágrafo separado, com recuo de 4 cm, corpo 10 e espaço simples.

 - Caso o trabalho contenha imagens, quadros ou tabelas, é necessário incluí-los ao longo do texto, devidamente numerados. Todas as fotos e desenhos devem vir acompanhados dos nomes de seus autores.

 - Imagens deverão estar em formato JPEG com resolução máxima de 300 dpi;

 - No caso de artigos apresentados em congressos anteriormente, deve-se fornecer as informações do evento na primeira nota de rodapé do artigo;

 - As notas de rodapé devem ser utilizadas exclusivamente para comentários pertinentes ao texto e não como espaço para referências bibliográficas.

 - As referências bibliográficas devem estar em ordem alfabética, no final do artigo, de acordo com as normas ABNT (6023 e 10520), seguindo os exemplos a seguir:

- Livros:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Cidade: Editora, ano.

- Teses e dissertações:

SOBRENOME, Nome. Título da Tese. Tese (Doutorado) ou Dissertação (mestrado) - Nome da Universidade, cidade, ano.

- Artigos:

SOBRENOME, Nome. "Título do artigo" Nome da Revista, cidade, v. x, n. x, mês, ano.

- Trabalhos apresentados em eventos:

SOBRENOME, Nome. "Título do artigo" In: Nome do Seminário, ano, cidade. Anais eletrônicos... Cidade: Editora, ano. Disponível em: . Acesso em: .

 

4. Estrutura do trabalho

 

Os textos devem obedecer à seguinte ordem:

a) Título em negrito, centralizado, sem caixa alta; tradução do título para o inglês, uma linha abaixo do mesmo (no caso de textos em lingua estrangeira, tradução do título para o português);

b) NomeÂdo(s) autor(es) por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita; a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos pareceristas;

c) Filiação científica, em nota de rodapé, puxada por um asterisco, constando a titulação máxima, o nome do instituto ou faculdade a que pertence e o nome da universidade (sigla); também a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação dos pareceristas;

d) Resumo, em português, em inglês e em espanhol, digitados em corpo 12, espaçamento simples, contendo de 05 a 10 linhas, duas linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento e em espaçamento simples;

e) Palavras-chave (até cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula;

f) Duas linhas abaixo das palavras-chave, deverão constar os resumos em línguas estrangeiras acompanhados das respectivas palavras-chave, seguindo os mesmos padrões de resumo e palavra-chave.

f) Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento. Os subtítulos deverão ser numerados, desde o primeiro.

Duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas (sem numeração), em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto. Após as referências, poderá figurar a bibliografia, com a indicação das obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto, também em ordem alfabética e cronológica.

g) Referências bibliográficas: devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da NBR 6023:2000 da ABNT. Solicita-se o uso de negrito para o título das publicações.

 

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas

Aceitam-se resenhas críticas de obras publicadas nas interfaces Tecnologia, Comunicação e Educação

Ensaio

Aceitam-se ensaios que dialoguem com a interface Tecnologia, Comunicação e Educação

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.