Desaparecer por/para dentro e fora

quatro movimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-61483

Palavras-chave:

1. Desaparecimentos 2. Performance 3. Arte contemporânea.

Resumo

O presente texto apresenta investigações em torno de experiências de desaparecimentos produzidas, organizadas e efetivadas por artistas, sendo um desdobramento de um dos capítulos da pesquisa intitulada "Tentativa de esgotamento de uma cor e outros desaparecimentos", desenvolvida junto ao PPGAV/UDESC, entre 2017 e 2021. Tais investigações procuram observar os processos de desaparecimento enquanto movimentos ativos dos corpos desses artistas. A partir da instauração desses desaparecimentos, a tentativa em classificá-los em quatro movimentos: por/para dentro e para/por fora. Como o desaparecimento pode se dar por meio do espaço? E por meio do tempo?

Biografia do Autor

  • Daniela Cavalin Avelar, Universidade Estadual de Santa Catarina

    Doutoranda em Artes Visuais pelo Centro de Artes da Udesc (2017-2021). Mestra em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp (2016). Investiga instrumentos literários em práticas ligadas às artes visuais, como a apropriação, uso e recontextualização a partir de experimentações em arte impressa, objetos, vídeos e ações. Atua em projetos de gestão cultural em Artes Visuais  em exposições, e nas áreas de arte-educação e editorial. Realizou a curadoria educativa das exposições “O Tempo Mata – Imagem em Movimento na Julia Stoschek Collection”, no Sesc Av. Paulista (2019) e “Arte-veículo”, Sesc Pompeia (2018).

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Desaparecer por/para dentro e fora: quatro movimentos. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n1a2023-61483. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/61483. Acesso em: 5 jun. 2025.