Situações de fronteira

conversa com a artista Georgia Kyriakakis

Palavras-chave: Georgia Kyriakakis, arte contemporânea, geografia, fronteira, tridimensional

Resumo

Conversa realizada com a artista Georgia Kyriakakis em seu ateliê, na cidade de São Paulo, em janeiro de 2020. Baiana de nascimento, Georgia viveu e cresceu na capital paulista, onde construiu sua carreira como artista e como professora universitária. Graduada pela FAAP no final dos anos 1980, com formação ancorada no desenho, vê sua produção tomar novos rumos a partir da década de 1990, quando passa a se interessar pela materialidade do mundo, explorada através dos objetos cotidianos, do comportamento da matéria artística repertoriada e das forças implicadas nos corpos em relação ao espaço. No encontro, conversamos sobre sua formação, sobre como a geografia entrou no seu trabalho de arte, sobre a(s) fronteira(s) existente(s) entre obra e mundo e sobre o sentido do fazer artístico hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Sampaio Ferraz, Universidade Federal de Uberlândia

Tatiana Sampaio Ferraz é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo da FAU-USP em 2018, com projeto de pesquisa financiado com bolsa Capes. Mestre em História da Arte pelo Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP (2006). Bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Unesp (2000). Paralelamente, cursou Arquitetura e Urbanismo na FAAP (1996-1998) e na Escola da Cidade (2002-2007). É Docente de Escultura do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia desde 2016. Como artista, desenvolve um trabalho voltado principalmente para a questão urbana, operando na interface entre as disciplinas de artes, arquitetura e urbanismo, a partir de diversas linguagens, como objetos, instalações e intervenções. Além da prática artística e da docência, tem experiência nas áreas de pesquisa e organização de acervos e arquivos de arte, bem como edição de publicações especializadas e de catálogos de exposições.

Publicado
2020-07-27
Como Citar
Sampaio Ferraz, T. (2020). Situações de fronteira. OuvirOUver, 16(1), 112-126. https://doi.org/10.14393/OUV-v16n1a2020-53785