Narrativas de uma professora de um curso de Licenciatura em Música: entrelaçando memórias e práticas musicais

  • Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres Centro Universitário Metodista IPA - Porto Alegre RS Brasil

Resumo

Nos limites deste texto, trago um resumo de algumas reflexões sobra a minha aproximação e inserção como pesquisadora no campo dos estudos biográficos e das narrativas de si, entrelaçados com a educação musical e, desta forma, compartilho algumas narrativas autobiográficas como docente de um Curso de Graduação em Música/Licenciatura, no período entre 2008 e 2018. Rememoro questões que emergiram ao final da minha tese de doutorado no ano de 2003, na perspectiva de uma pesquisa no campo das autobiografias de si e memórias, e, desta maneira, busco entrelaçar narrativas diversas de discentes do curso em diferentes disciplinas e atividades tais como Projeto PIBID e Estágios Supervisionados em espaços não escolares no decorrer destes dez anos. Assumo assim o papel e a responsabilidade de narradora destas narrativas e memórias, em um diálogo com autores dos campos dos estudos autobiográficos/ narrativas e da educação musical, que realizam pesquisas neste campo teórico. Finalizo pontuando que este exercício de recontar e rememorar me constituem a cada dia como professora formadora/pesquisadora da área da Educação Musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Centro Universitário Metodista IPA - Porto Alegre RS Brasil
Professora do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista IPA. Coordenadora do Programa PIBID/CAPES/IPA.
Publicado
2019-06-17
Como Citar
Torres, M. C. de A. R. (2019). Narrativas de uma professora de um curso de Licenciatura em Música: entrelaçando memórias e práticas musicais. OuvirOUver, 15(1), 72-84. https://doi.org/10.14393/OUV24-v15n1a2019-5
Seção
Dossiê Música, Educação Musical, Formação, Contextos, Ensino, Aprendizagens Mus.