Saberes Docentes relacionados às Tecnologias na formação de professores de Música

  • Matheus Henrique da Fonseca Barros Instituo Federal do Sertão Pernambucano (UFPB) João Pessoa PB Brasil
  • Cristiane Maria Galdino de Almeida Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Recife PE Brasil

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender como os saberes relacionados às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são construídos pelos professores da licenciatura em música. Os participantes da pesquisa foram três docentes indicados pelos estudantes. Os dados analisados qualitativamente indicaram que os saberes docentes relacionados às TDIC são construídos por professores Imigrantes Digitais, propiciando uma visão e prática instrumentalistas da tecnologia, que reconhecem sua importância no processo de formação inicial docente em música. Os saberes construídos, em sua maioria, podem ser considerados experienciais e resultam da formação inicial dos docentes, das demandas do corpo discente, constituído por Nativos Digitais, e da documentação que fundamenta suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Henrique da Fonseca Barros, Instituo Federal do Sertão Pernambucano (UFPB) João Pessoa PB Brasil
Doutorando em Música (UFPB) Mestre em Educação (UFPE) Professor do curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE) - Campus Petrolina.
Cristiane Maria Galdino de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Recife PE Brasil
Estágio Pós-Doutoral em Música - UFBA Doutora em Música (Ed. Musical) - UFRGS Mestre em Música (Ed. Musical) - UFRGS Licenciada em Música - UFPE Bacharel em Música - UFPE
Publicado
2019-06-17
Como Citar
da Fonseca Barros, M. H., & Galdino de Almeida, C. M. (2019). Saberes Docentes relacionados às Tecnologias na formação de professores de Música. OuvirOUver, 15(1), 30-43. https://doi.org/10.14393/OUV24-v15n1a2019-2
Seção
Dossiê Música, Educação Musical, Formação, Contextos, Ensino, Aprendizagens Mus.