Arte afro-brasileira

delineamentos e questões

Palavras-chave: Arte afro-brasileira, Sincretismo.

Resumo

As discussões realizadas junto ao Grupo de Estudos em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - GEPAC sobre identidades e negritude motivaram-nos a refletir sobre o conceito de arte afro-brasileira. O artigo analisa aspectos históricos e discussões que perpassam o conceito de arte afro-brasileira. A questão que orientou esta investigação foi: O que caracteriza uma obra de arte como afro-brasileira? Para responder a esta questão, foi realizada uma pesquisa qualitativa com delineamento bibliográfico, a fim de analisar as transformações do conceito de arte afro-brasileira ao longo da história. Os resultados sinalizam que a arte afro-brasileira está relacionada com fatores estéticos, temáticos e culturais que se constituem em culturas negras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Alves Lacerda, Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Artes Visuais e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Lotada no departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá atuando como professora no curso de Artes Visuais.
Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Marília/SP. (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins - FAL (1996), mestrado (1995) e doutorado em Educação (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Marília/SP., pós-doutorado pela Universidade de Brasilia-UnB/DF (2010). Aposentada pela UEM desde junho de 2015. Avaliadora de Cursos de Graduação do Ensino Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, INEP/MEC, desde 2002.
Publicado
2020-07-23
Como Citar
Lacerda, E. A., & Teruya, T. K. (2020). Arte afro-brasileira. OuvirOUver, 16(1), 142-158. https://doi.org/10.14393/OUV-v16n1a2020-46821