Gib mir den Kopf des Pinkertons

Perspectivas teatrais em três processos em ópera

Resumo

Este artigo se propõe a discutir as especificidades do trabalho de atuação dos cantores de ópera a partir de uma experiência de acompanhamento de três processos de ensaio na Alemanha em 2016. Partindo-se da compreensão do canto como uma ação vocal será analizada a possibilidade de se utilizar o processo de aprendizado e internalização da estrutura musical durante a preparação de uma nova partitura para estabelecer uma base de impulsos físicos que podem, graças à sua conexão com o universo ficcional dramatúrgico, servir como ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho de atuação.

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Biografia do Autor

Mauricio Schwab Veloso
Mestre em Artes Cênicas pela Freie Universität Berlin, tese sobre processos da consciência em estado pré-expressivo; doutourando pela FAU Nürnberg, tese sobre as especificidades do processo criativo dos cantores de ópera
Publicado
2019-06-17
Como Citar
Veloso, M. S. (2019). Gib mir den Kopf des Pinkertons. OuvirOUver, 15(1), 86-99. https://doi.org/10.14393/OUV24-v15n1a2019-6
Seção
Artigos