Representação e Ética

  • Narciso Telles Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Renato Ferracini LUME-UNICAMP
  • Ana Maria de Bulhões-Carvalho UNIRIO
  • André Carreira UDESC
Palavras-chave: Atuação, representação, ética

Resumo

Este texto discute a possibilidade de uma ética da representação considerando que toda representação é um dispositivo. Assim abordaremos teatralidades que privilegiam o intercâmbio, o compromisso e a implicação de todos os participantes do acontecimento cênico: atores/performers e espectadores. Pretendemos discutir os sentidos das representações, colocando em questão a sua utilidade, sem opor representações como contraditórias aos critérios de verdade. Pensamos a ética como prática, portanto, o trabalho de criação como ação ética. Nossa abordagem da Ética como ação se relaciona com os processos de criação dos atores, e nos conduz ao questionamento de práticas criativas e à expansão da noção da representação teatral como ação política. ABSTRACT This paper discusses a possibility of an representation's ethics considering that all representation is an artificial device. Our focus is the theatrical experience that explores exchanges, commitment and involvement of all participants of the scenic event: actors / performers and spectators. We intend to discuss the meanings of representations, considering of theater's usefulness, without opposing representations as a contradictory element of truth. We think ethics as practice that is why the session is an opportunity to rethink the researches of the teachers who composes it session. Our view of ethics as action leads us to discuss our creative practices and the notion of theatrical representation as political action. KEYWORDS acting: contemporary theater: ethics: representation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Narciso Telles, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Ator, diretor, doutor em Teatro (UNIRIO - 2007), com pós-doutorado em Teatro pela UDESC (2012).
Renato Ferracini, LUME-UNICAMP
Ator, Pesquisador, Pai, Marido, Filho (mas Neto não mais, infelizmente!). Usa Brincos. Rizomático. Prefere sempre a Esquerda. Crítico. Positivo Vital. Livre, Solto e Careca. Carrega sempre um pouco de amarelo, sol e noite nos bolsos para distribuir gratuitamente. Mesmo já dito o mais importante salienta-se que possui graduação em Artes Cênicas pela UNICAMP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela UNICAMP.
Ana Maria de Bulhões-Carvalho, UNIRIO
Pós-doutora em Letras Puc-Rj (2008-2009), Doutora em Literatura comparada (UFRJ,1997), Professora Associada (desde 2013) vinculada ao Departamento de Teoria do Teatro, Centro de Letras e Artes, docente permanente Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, do qual é Coordenadora do Mestrado (desde 2015); coordenadora da disciplina Literatura na formação do leitor, para o curso de Licenciatura em Pedagogia a distancia (Consórcio CEDERJ-UNIRIO). Fundadora e editora geral do periódico opercevejo online, desde seu lançamento em papel, em 1993. Membro do Conselho Editorial dos periódicos Moringa (UFPB), Urdimento (UDESC) e do Selo OPSIS (editora UFMG). Pesquisadora do teatro contemporâneo, com publicações sobre teatro musical biográfico e temas relativos à autoficção e alterbiografia tanto no teatro quanto na Literatura. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Dramaturgia, História: gêneros e linguagens (desde 2000)
André Carreira, UDESC
Graduado Licenciatura em Educação Artística (Artes Plásticas) pela Universidade de Brasília (1984) e doutor em Doutorado em Teatro pela Universidad de Buenos Aires (1994). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro (Mestrado - Doutorado), e Professor do Mestrado Profissional em Artes (Rede). Professor convidado na Maestría en Práctica Escénica y Cultura Visual da Universidad Castilla-La Mancha / Museo Reina Sofia (Espanha); Maestría en Teatro Latinoamericano da Universidad de La República (Uruguai); Universidad del Arte (Havana - Cuba). Pesquisador 1A CNPq André Carreira também dirige os grupos teatrais Experiência Subterrânea de Florianópolis e Teatro que Roda (Goiânia).
Publicado
2017-05-25
Como Citar
Telles, N., Ferracini, R., de Bulhões-Carvalho, A. M., & Carreira, A. (2017). Representação e Ética. OuvirOUver, 13(1), 162-176. https://doi.org/10.14393/OUV20-v13n1a2017-12
Seção
Dossiê: Poéticas e estéticas descoloniais - artes cênicas em campo expandido