Abismos do inter-dito: autopoiese de um vídeo digital "visto num piscar de olhos"

  • Chiron
  • Nikoleta Kerinska (tradutora) Universidade Federal de Uberãndia
  • Beatriz Rauscher (tradutora) Universidade Federal de Uberlãndia
Palavras-chave: Autopoiética, vídeo, INTER-DITO

Resumo

Este texto pretende elucidar o vídeo Inter-dit-de-voir-et-de-lire (2015, vídeo digital sonoro, 3'03). Ao longo de uma análise autopoiética (VARELA, 1989) do processo, veremos que a integração da palavra-imagem desencadeia a luta entre ver e ler e, ainda, como o INTER-DITO se alimenta das interconexões entre diversos discursos autodestrutivos. A fissura entre ver, dizer e ler se abre em abismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nikoleta Kerinska (tradutora), Universidade Federal de Uberãndia
Doutora em Artes Plásticas, Estética e Ciência da Arte pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (2014). Pesquisadora do grupo Fictions & Interactions da Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne sob a coordenação de Bernard Guelton. Professora de arte computacional na Universidade Federal de Uberlândia. Sua pesquisa artística inspira-se pelas convergências e as divergências nos processos de comunicação homem-máquina, que faz uso da linguagem natural, como também pelas relações poéticas entre linguagem natural e imagem.
Beatriz Rauscher (tradutora), Universidade Federal de Uberlãndia
Artista plástica. Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Realizou Estágio de Doutorado na UFR Cinéma et Audiovisuel de lUniversité Paris III Sorbonne Nouvelle (2003). Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia. Líder do Grupo de Pesquisa Poéticas da Imagem UFU/CNPq. Pesquisadora do Grupo Processos Híbridos na Arte Contemporânea da UFRGS.
Publicado
2015-12-31
Como Citar
Chiron, Kerinska (tradutora), N., & Rauscher (tradutora), B. (2015). Abismos do inter-dito: autopoiese de um vídeo digital "visto num piscar de olhos". OuvirOUver, 11(2), 536-550. https://doi.org/10.14393/OUV17-v11n2a2015-17