Narative Art. Da autoridade do referente a uma possível ficcionalidade da fotografia

  • Perin Emel Yavuz
  • Nikoleta Kerinska (tradutora)
Palavras-chave: Fotografia, texto, ficção, narrative art

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as relações entre fotografia e texto em algumas obras de Narrative/Story Art das décadas de 60 e 70. Para este estudo tomamos como referência os trabalhos de John Baldessari, William Wegman, Jean Le Gac, Bill Beckley e Christian Boltanski. A partir das reflexões de Roland Barthes e dos críticos de arte Filiberto Menna e Margarethe Jochimsen, cujas abordagens visavam destrinchar o funcionamento dessas obras, examinamos as possibilidades da fotografia de criar ficções artísticas, e de se emancipar do seu estatuto de registro do real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nikoleta Kerinska (tradutora)
Doutora em Artes Plásticas, Estética e Ciência da Arte pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (2014). Pesquisadora do grupo Fictions & Interactions da Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne sob a coordenação de Bernard Guelton. Professora de arte computacional na Universidade Federal de Uberlândia. Sua pesquisa artística inspira-se pelas convergências e as divergências nos processos de comunicação homem-máquina, que faz uso da linguagem natural, como também pelas relações poéticas entre linguagem natural e imagem.
Publicado
2015-12-31
Como Citar
Yavuz, P. E., & Kerinska (tradutora), N. (2015). Narative Art. Da autoridade do referente a uma possível ficcionalidade da fotografia. OuvirOUver, 11(2), 552-566. https://doi.org/10.14393/OUV17-v11n2a2015-18